Porta de entrada para quem quer conhecer o Uruguai, Montevidéu é linda com ares de tradicional. Tendo um pouco mais de um milhão e meio de habitantes, é possível descansar e curtir o conforto de uma cidade grande. O 3×4 deste mês, viajará para América do Sul.
Só recapitulando: essa coluna mensal se chama TRÊS POR QUATRO e funciona assim: quatro pessoas vão nos contar suas três preferências sobre um determinado tema relacionado a viagens, claro! Nós já fizemos algumas edições da coluna.
Reveja todos os nossos TRÊS POR QUATRO:
Londres - Rio de Janeiro - Buenos Aires - Orlando - Praias Brasileiras - Reveillon - Natal-RN - Cidades Românticas - Marrocos - Destinos Econômicos - Las Vegas - Nova York - Curitiba - Montevideo - Austrália
Nesse mês, quatro blogueiros de viagem vão sugerir três lugares para visitar em Montevidéu. Nossos convidados são:
- Alice e Felipe do Destino Seguinte
- Fernanda do Vontade de Viajar
- Josiane do Uma Turista nas Nuvens
- Juliana do Juny pelo Mundo
O SOSViagem agradece a participação dos blogueiros, que trazem perspectivas e opiniões diferentes para a sua viagem.
Seja bem-vindo a Montevidéu!
Alice
Alice e Felipe do Destino Seguinte
Parque Rodó
Principal parque público de Montevidéu, é bem grande e perpassa várias ruas. Com vários ambientes diferentes, ele tem quadras de tênis, clube esportivo, parque de diversões, bares, exposição ao ar livre e chafariz. Como fomos de manhã bem cedo, ainda não havia muito movimento no parque. Pudemos tirar várias fotos!
Estádio Centenário e Museu do Futebol
Lendário estádio do futebol sul-americano, é um lugar para visitar mesmo sem ser muito apaixonado por futebol. Ao entrar no estádio, existe o museu do futebol, cuja entrada custa 150 pesos. (R$ 21). Vale muito a pena percorrer todo o museu e sentir toda a paixão e orgulho que os uruguaios sentem da sua seleção e pelo futebol em geral. A copa de 50, é claro, tem um lugar especial nesse museu. Pelo museu também se tem acesso ao campo, bem abaixo da torre característica do estádio.
Mirante da Intendência
Uma das melhores vistas da cidade fica no alto do prédio da Intendência, na Av. 18 de Julho. Para subir, é preciso retirar o ingresso em um quiosque de informações turísticas que fica na frente do prédio. É gratuito. Depois de entrar no edifício e descer ao subsolo, pegamos o elevador para subir. Além da vista, uma coisa interessante é que as principais construções e locais de Montevidéu estão marcados em placas ao longo do terraço.
Fernanda
Fernanda do Vontade de Viajar
Museu de Artes Visuais no Parque Rodó
O Museu de Artes Visuais é uma pequena surpresa em Montevidéu, e fazer um passeio ao simpático Parque Rodó o torna ainda mais interessante! Com entrada grátis, o museu tem uma exposição boa e rápida de visitar. É um ótimo ponto de partida para a gente se familiarizar com a arte uruguaia. Além de ter obras de artistas uruguaios famosos como Torres García e Manuel Blanes, tem outras boas descobertas – como as composições geométricas de José Pedro Costigliolo – e exposições temporárias não apenas de artes plásticas, mas também de design.
Bares do Boulevard España
Na minha última viagem para o Uruguai, tentei fugir do básico e fazer um roteiro um pouco mais alternativo em Montevidéu. Daí corri dos bares tradicionais da Ciudad Vieja e fui conhecer uma região ao norte do Parque Rodó que fica bem movimentada à noite. Algumas dicas são o Bar Rodó (Boulevard España 2246), que é todo decorado com discos de vinil, e o Thelma Bar (Boulevard España 2231), que tem estilo de diner americana dos anos 50. Para quem curte cerveja artesanal, o Mala Junta (Boulevard España 2174) é um lugar legal que também funciona como um grafitti shop e às vezes recebe DJs convidados.
O misterioso Castelo Pittamiglio
O Castelo Pittamiglio chama a atenção de quem passa pela Rambla de Montevidéu, com uma enorme escultura grega em frente a uma torre de tijolos vermelhos. O que pouca gente sabe é que esse lugar curioso pode ser visitado 🙂 O tour guiado acontece de terça a domingo às 17h e revela vários segredos da mansão do alquimista Humberto Pittamiglio. Cada quarto e cada pátio é cheio de elementos simbólicos, passagens secretas, personagens míticos e histórias intrigantes.
Josiane
Josiane do Uma Turista nas Nuvens
Livraria Mas Puro
Sou apaixonada por livros e, em Montevidéu, no centro histórico da cidade (na rua de pedestres conhecida como Calle Sarandí), encontra-se uma livraria que é puro charme e que ainda conta com um café muito agradável no segundo andar.
Plaza Independencia
A Praça Independencia é uma das praças mais famosas de Montevidéu e também uma das mais belas e movimentadas. Ela representa o cartão postal da cidade e ao seu redor encontra-se o maravilhoso Palácio Salvo, que foi inaugurado em 1928, e o fato curioso é que ele foi considerado por muitos anos o prédio mais alto da América Latina.
Avenida 9 de Julio
Trata-se da rua mais movimentada da cidade. Ao caminhar pela Avenida 9 de Julio, você vai se deparar com várias lojas de roupas, calçados e até lojas de grifes. Além do comércio, nela encontra-se algumas atrações como a Fonte dos Cadeados e o Mirante Panorâmico que fica na Prefeitura, além de vários prédios antigos que são maravilhosos.
DICA BÔNUS
Ramplas
As famosas Ramplas é para os uruguaios o equivalente a um calçadão no Brasil. Ela percorre o Rio da Prata, mais conhecido como a praia de água doce de Montevidéu. Nos dias de sol, as ramplas estão sempre movimentadas, pois é o lugar ideal para quem quer correr ou apenas uma caminhada enquanto admira a linda vista para o lindo “mar de água doce”.
Juliana
Juliana do Juny pelo Mundo
Free walking tour
A melhor maneira para conhecer a história e o centro de Montevidéu é fazendo um “Free Walking Tour”. O tour acontece de segunda à sábado as 11h e o ponto de encontro inicial é na Plaza Independência. Há grupos em inglês e em espanhol, nossa guia foi a Virginia e ela entende português muito bem. Passando apenas pelos monumentos históricos sem uma explicação deixamos de conhecer muitos fatos interessantes e detalhes, coisas que só os locais sabem. O tour termina no Mercado del Puerto, onde é possível experimentar uma das melhores empanadas da cidade.
A Rambla de Pocitos
De todos os lugares que visitei em Montevidéu a rambla do bairro de Pocitos foi o que mais me marcou. Além da beleza da praia, é onde fica o famoso letreiro com o nome da cidade, se quiser tirar uma boa foto vá bem cedo. Para os mais fitness é o melhor lugar para uma boa caminhada ou até mesmo uma corrida à beira mar, há até uma academia ao ar livre. Pocitos é um lugar onde você encontra famílias, casais, pessoas praticando esportes e também quem está apenas apreciando sua bela paisagem durante a viagem.
Castillo Pittamiglio
No meio da cidade se esconde uma atração misteriosa que poucos conhecem e incluem no roteiro por Montevidéu: o Castillo Pittamiglio! Trata-se de um castelo idealizado pelo alquimista Humberto Pittamiglio onde é possível fazer uma visita guiada para tentar conhecer o que há por trás dessa história enigmática. Parece enredo de filme, mas no tour conhecemos quem foi Humberto e no que consiste a alquimia. Cada símbolo, cada detalhe na arquitetura do castelo esconde um significado, vale a pena conhecer. As visitas acontecem de terça à domingo as 17h.
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado