Post super especial no SOSViagem! O Nivaldo do blog Buenas Dicas escreveu um post especial para a gente, falando um pouco desse país incrível que é o Chile!
Muito antes de criar o Buenas Dicas, tenho um fascínio enorme pelo Chile. Acho que começou na infância, vendo aquela clássica foto de Santiago cheia de prédios, meio que à sombra da imponente Cordilheira dos Andes. O tempo passou e tive a oportunidade de percorrer boa parte do país em algumas viagens, de norte a sul, que foram importantes pra que eu pudesse entender um pouco da essência chilena.
Pra resumir o país, escolhi 4 cidades totalmente diferentes entre si, que refletem o ritmo das pessoas, a história e a região em que estão: litoral, deserto, floresta e um vale bem no centro geográfico do Chile.
1. San Pedro de Atacama | Um oásis no deserto
Não que San Pedro seja de fato um oásis. Na verdade até existe um lá perto, a fantástica Quebrada de Jerez, mas isso não vem ao caso. O fato é que a atual San Pedro, em meio ao deserto mais seco do mundo, é a prova de que dinheiro e organização são capazes de construir praticamente qualquer coisa. E essas duas não faltam ao Chile, que se alimenta das minas de cobre, ali mesmo no deserto, e da força de vontade de sua população, de uma rigidez quase militar, principalmente em comparação com a tradicional malandragem latina. E é assim que, minúscula e cosmopolita, San Pedro floresce na areia.
2. Valparaíso | Velha, rabugenta e estilosa
A princípio não gostei de Valparaíso. Hospedado na vizinha Viña del Mar, passei por lá e quis sair correndo daquele caos, uma mistura de porto, metrópole decadente e arte. E foi justamente a arte que me conquistou nas outras visitas que fiz a “Valpo”, como os chilenos preferem chamar a cidade. São os cerros e vistas gloriosas pro Pacífico que levam os turistas até lá, mas tenho certeza que é a arte, dos grafites de rua às galerias contemporâneas, que faz a maioria voltar. Uma cidade que influenciou a obra de Pablo Neruda e que traz na atmosfera as lembranças do maior poeta chileno.
3. Pucón | Aventura sem limites
Quando comecei a pesquisar sobre Pucón, li que a cidade é a “Meca mundial dos esportes de aventura”. Achei que fosse o exagero habitual dos caras do Lonely Planet, mas de fato Pucón respira esporte. A cidade tem pouco mais de 20 mil habitantes e a economia gira em torno do turismo, explorando a espetacular região de Araucanía. No inverno e no verão, milhares de europeus e americanos, principalmente, chegam a Pucón para praticar rafting, parapente, canoagem e, sobretudo, escalar grandes vulcões. A subida mais comum é ao topo do Villarrica, que pode ser visto de qualquer lugar da cidade e, vez ou outra, entra numa erupção básica. Imagino que só pra mostrar que, entre chilenos e turistas, quem manda ali é ele.
4. Santiago | O que a América Latina poderia ser
Sem dúvidas a capital mais limpa da América do Sul. Também uma das mais seguras, atrás apenas de Montevidéu, que tem uma população 5 vezes menor. O metrô também é excelente, servindo bem ao turismo e à população. Tudo isso depois de sobreviver a dezenas de terremotos. Mas o que Santiago tem e as outras capitais do continente não? Sinceramente, eu não faço a menor ideia. Arrisco dizer que a metrópole emergiu de todos os contrastes do Chile: do deserto ao gelo, do mar à montanha.
O Chile merece um brinde, de preferência com uma boa taça de vinho.
Obrigada, Nivaldo! Com certeza suas dicas serão valiosas para quem quiser explorar melhor o Chile!
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Louise Elali liked this on Facebook.
Nivaldo Lima liked this on Facebook.
Texto meu lá no SOS Viagem. 4 cidades para entender o Chile. https://t.co/rBYFP2z4En
Saudáveis Receitas liked this on Facebook.
Buenas Dicas liked this on Facebook.
Dennys Elali liked this on Facebook.