Quanto deixar de gorjeta pelo mundo

Gorjetar ou não gorjetar… eis a questão.

A hora de pagar a conta de um restaurante sempre gera dúvidas em um turista. É preciso deixar gorjeta para o garçom? Em um país novo, é sempre difícil saber se gorjeta é ou não uma prática comum. E pior: se é pra deixar gorjeta, quanto deixar?

Nós do SOSViagem tentamos facilitar um pouquinho a vida do viajante com uma rápida cola. Mas, lembrando, essas são só algumas regras gerais, e gorjeta não é uma ciência, nem é preto no branco. É preciso usar um pouco de jogo de cintura e tentar sentir a vibe do lugar. Mas, na dúvida, se baseie nessas sugestões.

Gorgeta

Gorgeta

Canadá e Estados Unidos: entre 15 e 20%, ou o dobro do imposto.

América Latina: 10%

Europa: varia de país para país, e às vezes também depende do tipo de restaurante. Então o primeiro passo é prestar atenção na conta e ver se uma taxa opicional entre 5 e 15% já foi adicionada. Se não, o ideal é deixar um valor como o mencionado, ou seja: entre 5 e 15%. Em vários países, é totalmente aceitável simplesmente arredondar a conta para cima: por exemplo, se o jantar custou 38 euros, pague 40. Se custou 94, pague 100. Mas ai a dúvida é: e se a conta der um número redondo? Nesse caso, o jeito é deixar uns euros extras, por volta de 5 a 10% do total.

Rússia: A média é 10% e em alguns lugares a gorjeta nem é esperada.

Ásia: Em 99% dos casos, gorjeta não é esperada. A excessão é algum restaurante especializado em turistas em uma cidade grande.

Austrália e Nova Zelândia: 10%

África do Sul: 10-15%.

Dica do SOSViagem: se você for pagar com o cartão, preste atenção. Nos Estados Unidos e Canadá, é normal adicionar a gorjeta à conta e passar tudo no cartão. Mas isso não funciona no mundo inteiro. Para evitar constrangimento, é recomendado ter dinheiro vivo.

Mas a melhor dica para evitar dúvidas sobre a gorjeta ainda é pesquisar sobre os costumes regionais antes de visitar seu próximo destino!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura