Se você for a França, tem que ver a Torre Eiffel. Se for a Inglaterra, precisa ajustar seu relógio no Big Ben. E uma visita ao Peru não é completa sem uma passagem por Machu Picchu. Mas, para tirar o maior proveito de sua viagem, é bom estar preparado. Por isso selecionamos algumas dicas para nossos leitores.
1 Tome cuidado com o tal do soroche. Essa região é muito alta, e você fica sujeito ao famoso mal da altitude, também conhecido como soroche. Se previna!
2 A cidade que geralmente serve de ponto de apoio em uma viagem a Machu Picchu se chama Cuzco. As excursões geralmente saem de lá. Também é nessa cidade que você vai achar hotéis e pousadas de melhor qualidade e com preços mais em conta. Mas, apesar disso…
3 Cuzco ainda não é tão perto assim de Machu Picchu. As cidades são separadas por algumas horas de viagem, variando dependendo do meio de transporte escolhido.
4 É possível fazer a viagem de trem direto, de Poroy (a estação mais perto de Cuzco) até Águas Calientes (a parada mais próxima de Machu Picchu). Só que fica um pouco mais caro, sem contar que são poucas passagens por dia, então é necessário reservar com antecendência. A maioria das agências de viagem vai te oferecer um ônibus de Cuzco a Ollantaytambo, e de lá para Águas Calientes.
5 Se você quiser ver o nascer do Sol em Machu Picchu, provavelmente vai ter que dormir em Águas Calientes. Viagens de um dia, tipo bate-volta, de Cuzco para Machu Picchu são possíveis, mas muito cansativas.
6 Uma opção popular é fazer um passeio de dois dias. No primeiro, você faz a excursão do Vale Sagrado. Quando chegar em Ollantaytambo, após a visita às ruínas de lá, deixe a excursão e pegue o trem para Águas Calientes no fim da tarde. Dessa forma, você dorme em Águas Calientes e pode chegar a Machu Picchu nas primeiras horas da manhã de uma forma menos cansativa e sem perder muito tempo. Essa opção está bem explicada no nosso roteiro de 3 dias na região inca.
7 Leve um lanchinho dentro da bolsa. Não existe nenhum tipo de comércio dentro de Machu Picchu. Do lado de fora do portão tem uma lanchonete cara e um restaurante mais caro ainda. A saída mais comum é levar um sanduiche, biscoitinhos ou barrinhas de cereal e deixar para almoçar depois do passeio, em Águas Calientes.
8 Cuzco e Machu Picchu tem um clima muito seco. Sua pele vai reclamar. Logo, não esqueça de levar um bom hidratante e protetor labial!
9 Se você deixar para comprar seu passeio em Cuzco, não se esqueça de negociar. Existem inúmeras pequenas agências de viagem por volta da Plaza de Armas, e todas vão te dar preços diferentes por basicamente o mesmo serviço.
10 Se você estiver planejando escalar uma das montanhas, compre seu ingresso (incluindo a entrada na montanha) com antecedência, pois eles esgotam rápido! Não espere pelo dia anterior à visita.
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Que boas dicas de viagem, apenas o que você precisa saber antes de viajar para Cusco e Machu Picchu.
Há 2 anos, tive a oportunidade de conhecer Machu Picchu junto com meu pai e a verdade foi uma das grandes experiências da minha vida, conhecer a cidade perdida dos Incas. Espero voltar novamente.
Parabens pelo blog!
É um lugar muito mágico mesmo, né? 🙂
Podem me dizer se é necessário reservar o passeio a Machu Pichu antes de comprar as passagens? Me disseram que há limite de visitantes por temporada ao síto arqueológico. Isso é verdade?
Oi, Joaquim, há limite de visitantes por dia. Porém acredito que é bem raro se esgotarem os ingressos. De toda forma, posso dizer que a maioria dos turistas compra a entrada para Machu Picchu no momento em que compram as passagens de trem de Cuzco para Águas Calientes.
Boa viagem!
estou planejando em ir em 2019 10 dias , mas confesso que estou muito confuso e com um pouco de medo de não conseguir cambio de real para soles e estou confuso em respeito a pousadas hostel e albergues
Oi, Marcelo! É normal ficar nervoso antes de uma viagem para um local que você não conhece. Machu Picchu é uma região muito turística, então as coisas são bem vacilitadas para os turistas. Mas, se você não quiser se preocupar com nada, sugiro que contrate uma agência de viagem para resolver esses problemas para você.
Boa viagem!
Estou indo em Setembro:
que site vcs indicam para comprar o bilhete do trem?
Saindo de Cusco pela manhã de trem, tem condições de chegar para subir em machu pichu e subir a montanha?
Oi, Carlos!
Ouvimos falar que muita gente está tendo problemas com o site da companhia de trem, então talvez você precise consultar um agente de viagem.
Quanto a questão do horário, depende da hora do trem e do horário noseu bilhete para subir a montanha, mas eu particularmente acho que ficaria muito apertado.
Boa viagem!
Pessoal, estou com dificuldade de achar passagem de volta de AC pra Poroy ao invés de Ollanta. Como faço pra voltar pra Cusco de Ollanta? Além disso, meu voo de volta pro Brasil é no final do dia (17h) e eu pretendo pegar o trem das 08h50 ou 10h50 pra Ollanta. To preocupada em relação a horário, se dá tempo e etc…
Oi, Julia!
Olha este post: https://www.sosviagem.com.br/roteiros/3-dias-ou-mais/machu-picchu-vale-sagrado-cuzco-peru/3/
Lá comentamos que existem vários ônibus na saída da estação de trem de Ollantaytambo que te levam para Cusco.
Mas veja direitinho os horários para não perder seu vôo. Por que não voltar para Cusco no dia anterior, mesmo que no último trem?
Boa viagem!
Pretendo visitar machu picchu em apenas 01 dia (dia: 14 ou 15/01/16), em cusco é possivel encontrar excurssão com ingresso do trem e machu picchu incluso? Qual o valor esta a excurssão de um dia?
Bom dia! É possível encontrar várias excursões diferentes em Cusco. Não sei te informar o valor atual. Mas posso dizer que a maioria das excursões incluem uma noite em Águas Calientes. Acho que ficaria muito corrido ir e voltar no mesmo dia. Boa sorte e boa viagem!
Eu e meu filho pretendemos ir em 11/01/16 e retorno a 18/01/16, ficar em cuzcuz e visitar também machhu pitcchu, como fazer.
Olá, Marivaldo!
Temos uma sugestão de roteiro neste link: Roteiro inca: Machu Picchu, Vale Sagrado e Cuzco (Peru).
Boa viagem!
Estou indo para lima em 27/10/15 e gostaria de conhecer MP, mas parte da familia não quer ir, então terei que ir sozinha, por isso, preciso ir até cusco, ver MP e voltar pra Lima rapidinho. Como posso fazer, dá pra ir num dia e voltar no outro? Tenho que comprar o voo de lima para cusco e o trem de cusco para MP apenas? Haverá mais algum transfer?
Olá, Fabiana!
Sinceramente, acho muito difícil ir num dia e voltar no outro. Você teria que ter muita sorte com horários de vôos e trens. No mínimo, são necessários três dias. No primeiro, viajar de Lima para Cusco e de Cusco para Àguas Calientes. No segundo, ver Machu Picchu e voltar para Cusco. E, finalmente, no terceiro, voltar para Lima. Mas mesmo assim, vai ficar muito corrido e não vai dar tempo de realmente aproveitar a viagem. Você vai ficar todo o tempo preocupada com horários e se qualquer trecho atrasar, vai complicar a programação inteira! Sem contar que a altitude é um problema, e você pode sofrer com o soroche. Não aconselho.
Quanto aos transfers, além do vôo Lima-Cusco e do trem Cusco-Águas Calientes, você provavelmente vai querer pegar um ônibus de Águas Calientes para Machu Picchu. Mas acho que esse ônibus só dá para comprar quando chegar à Águas Calientes.
Boa viagem!
Olá, pretendo ir no meio de Outubro, então um roteiro ideal para conhecer um pouco de td seria chegar em Cuzco no fim do dia 17:00h descansar, (deixar as malas)no outro dia fazer um tour no Vale Sagrado e quando chegar em Ollanta pegar o trem para Águas, dormir no local e conhecer MP no outro dia e ja voltar para Cuzco no mesmo dia? Então 4 dias seria o suficiente desde a chegada no Peru? Gostaria de saber se em Cuzco tem atrações para entretenimento.
Oi, Felix! Se você vai chegar no Peru direto para Cuzco, 4 dias dá para ver a região.
Quanto a Cuzco, não sei que tipo de entretenimento você está procurando. Se estiver falando de sair à noite, a cidade tem bares e restaurantes. Não sei de outras opções porque, sinceramente, já terminava o dia muito cansada e não tinha mais pique para sair.
Boa viagem!
Boa noite. Gostaria de informações sobre roupas (o que levar na mala) para julho no Peru: LIma Cuzco e Machu Pichu….obrigada.
Olá, Simone, depende de sua programação, quantos dias vai ficar, que tipo de turismo vai fazer… Nosso ebook Viaje Leve pode te dar um norte, mas claro que é importante adaptar as dicas ao seu perfil de viajante! Boa viagem!
Estou indo de moto a Machu Pichu em setembro espero chegar ao 1/2 dia e permanecer mais 1 dia por lá.
O que fazer de mais interessante neste dia e meio ??
Um dia e meio é pouco para conhecer a região. Sugerimos meio dia em Cuzco e um dia em Machu Picchu, mais ou menos uma versão resumida do nosso roteiro de 3 dias em Machu Picchu. Mas cuidado para não sofrer com o Soroche.
Farei ma viagem ao Peru 20’/07, incluindo Lima, Cusco, ÁGuas Caliente ( pernoitar) e Machu Picchu. Já comprei os bilhetes de trem, Hotel . Em M.P. não vamos escalar as montanhas. Estou em dúvida de Compro antecipado os ingressos ou arriscado comprar qdo chegar em Cuzco? Pq pode ter pacotes para outros passeios incluindo M.P. direto nas agencias de lá. Porém será alta temporada
Se você não quiser escalar nenhuma das montanhas, provavelmente não terá problemas em consguir ingressos depois que chegar em Cuzco.
Mas, claro, não podemos garantir nada para você, já que não somos representantes oficiais da atração.
Leve um cantil ou até mesmo garrafa pet, pois é de extrema importância estar hidratado durante toda a viagem, seja na trilha Inca ou na Salkantay. Em alguns trechos há pequenos riachos onde você pode encher seu recipiente; portanto leve também um purificador de água (líquido ou em pastilhas – do tipo Hidrosteril). Isso não faz volume, não custa caro, não pesa e pode evitar uma diarréia!
Ameiiiiiii!!!!!
a dica 7, eu vi um video que o rapaz mostrando um planfleto que é proibido a entrada com comida, agua é permitido, isso é complicado para quem quer passar mais tempo ali, na saida há maquinas que vendem algumas coisas, mas a preços exorbitantes.
Livia, se for coisas pequenas, como biscoitos e barras de cereal, pode levar, sim. Eu mesma levei e não tive problemas.
tenho 2 passagens ida e volta para Lima e gostaria de saber como ir para Cusco e que roteiro fazer , para Machu Picchu com o menor gasto possivel e com o maior aproveitamento, pois tenho 15 dias de permanencia no Peru. Grato
Romulo, nós damos dicas, mas não trabalhamos como agência de viagens. Sugerimos que você entre em contato com uma, que pode te atender melhor.
Desejaria saber o valor da viagem,se tem partida de Recife,o que é oferecido.
Olá, João Batista. Sugerimos que você procure uma agência de viagem. Não fazemos esse serviço.
Machu Picchu é realmente um presente dos Deuses, não há como conhecer e não ficar impressionada com a habilidade dos Incas em construir este lugar fantástico.
sua dia 6 parece interessante… mas aí, como fazer os passeios do dia todo com bagagem? Pq seria só no fim do dia q segue para domir em Aguas Calientes…
O ideal seria deixar a bagagem em Cusco e levar só o necessário. Afinal de contas, é necessário voltar para Cusco de toda maneira.
preciso de mais dicas, como; ir de lima pra cuzco? Tenho pouco tempo e pouco dinheiro. Dicas de hostel em lima e cuzco e onde almoçar?
Obrigada.
Maria Edila, de Lima para Cuzco há duas opções: a mais barata é um ônibus, que leva mais de 20hs; a mais rápida é avião, mas é também bem mais caro. Não há uma opção barata e rápida. Fora isso, o Peru de forma geral é um país relativamente barato, há várias opções de hostels e restaurantes bem em conta.
oi
Dicas..
VIajo de noite de Ollantaytambo para Águas Calientes, por isso gostaria de voltar no trem das 15h para Cuzco para ver a paisagem. Estou na dúvida se é tempo suficiente para visitar MP (chego às 6 da manhã). Seria melhor voltar no trem das 17h30 e perder a vista do trem?
Oi, Alexandre! Se você não for escalar nenhuma das montanhas, dá tempo de voltar às 15hs, sim.
Durmo em Águas Calientes e pretendo ir para MP, sem escalar, na primeira hora da manhã. Gostaria de saber se é possível voltar para Ollanta no trem das 16:22h e não perder as lindas paisagens.
Quanto tempo é suficiente para ficar lá em cima e ainda aproveitar um pouquinho da cidade?
Depende muito do que você quer fazer. Mas na verdade, o passeio a Machu Picchu é bem cansativo, e depois que você descer para a cidade, não vai ter mais muito pique de fazer muita coisa. Acredito que ainda dará tempo de ver alguma feirinha de artesanato e comer alguma coisa, mas, como disse, depende do que você quer fazer e do seu ritmo próprio!
Mais uma dúvida:
Estou em sérias dificuldades para comprar as passagens de trem de Ollanta para Machu Picchu e vice-versa. (Quando escolho uma das opções de pagamento não abre para que eu possa inserir os dados. Fica tudo em branco, independete da escolha de pagamento)
Já mandei até e-mail para a PeruRail e nem sequer respondem.
Por favor, você pode me ajudar?
Infelizmente, não podemos fazer nada neste sentido. Sugiro procurar uma agência de viagens que possa auxliar com compra de passagens. Boa viagem!
Ok. Mesmo assim obrigada.
Olá, SOSViagem!
Cheguei do Peru ontem (01/06/2016) e aproveitei bastante as suas dicas.