Breve guia da culinária peruana

O Peru vem despontando como um grande destino gastronômico nos últimos tempos. Cheia de sabores próprios e marcantes, a culinária peruana é, realmente, uma atração à parte. Então o SOSViagem decidiu trazer, digamos assim, uma provinha para os nossos leitores. Você vai ficar com água na boca!

Breve Guia da Culinária Peruana.

Breve Guia da Culinária Peruana © Beach Class Digital

Ceviche

Ceviche

Ceviche.

Ceviche.

Depois da popularidade do sushi, mais um prato com peixe cru desponta no horizonte da culinária internacional. Na verdade, o ceviche não é 100% cru: o peixe é marinado no suco de limão. É importante também que o peixe seja branco (nada de atum) e de carne firme, mas também existem versões com camarão, lagosta e até polvo. Depois de marinado, o prato é servido ainda no caldo do peixe misturado com limão (que eles chamam de “leite de tigre”), cebola e uma pimentinha. Pode ser entrada ou prato principal. Só o que não pode é deixar de provar!

Cozinha Criolla

Culinária Criolla

Cozinha Criolla

A cozinha criolla é considerada a comida típica peruana. Sofre grande influência de vários lugares do mundo, especialmente da cozinha espanhola (óbvio), dos mouros que se fizeram presentes na Espanha por muito tempo e dos escravos africanos que foram para o Peru durante a colonização do país. Para completar, ainda tem as influências dos chefes franceses que, ao fugir da revolução francesa, escolheram a capital peruana como novo lar. Por isso que dizem que a cozinha criolla é uma mistura de quatro continentes! As principais características são misturas de cores e sabores. Alguns dos pratos principais são o arroz com mariscos e o lomo saltado.

Dica do SOSViagem: Diferente dos vizinhos sulamericanos, a cozinha peruana não é muito picante! Dá para encarar numa boa. A pimenta, quando presente, é bem pouca e só está lá para dar destaque aos sabores principais da comida.

Lomo Saltado.

Lomo Saltado.

Os peruanos gostam de dar nome aos pratos. Mais do que isso, gostam de saber exatamente o que vão receber quando pedem pelo nome. É quase uma versão do “pedir pelo número” dos restaurantes fast-food, só que com comida peruana. Por exemplo, quando pedem lomo saltado, estão pedindo carne cortada em tirinhas, com um tempero específico que mistura molho shoyo, vinagre e especiarias locais, depois refogado com cebola e tomate. E o acompanhamento também é fixo: arroz e batata frita! De um restaurante para o outro, só muda a apresentação e, possivelmente, a qualidade dos ingredientes. E alguns chegam a incluir uma saladinha do lado.

Culinária Chifa

Culinária Chifa

Culinária Chifa.

Culinária Chifa.

Comida chinesa no peru tem um gostinho diferente. É porque eles fazem comida chinesa com os ingredientes e temperos locais. O resultado se chama Chifa. Mas não entenda mal: chifa é comida chinesa com influência peruana, e não ao contrário! Alguns dos pratos mais populares dessa nova onda culinária é o arroz chaufa, que é o arroz preparado no wok chinês, acompanhado de marisco e polvo. Aquele pastelzinho chinês também é super querido. O sucesso da culinária chifa está tão disseminado que já estão até abrindo restaurantes especializados em chifa em outros países, como os Estados Unidos.

Pisco

Pisco Sour.

Pisco Sour.

Pisco (e pisco sour)

Será que o pisco é a cachaça peruana? É quase. Pisco é um aguardente feito de uvas.

A bebida é popular no Peru e no Chile, que brigam pelo direito de usar o nome. Os dois países consideram o pisco como a bebida nacional e o pisco sour como o drink nacional.

Bem, brigas à parte, no Peru, dizem que o Pisco é originário de uma cidade chamada Pisco que se encontra no litoral. O aguardente, assim como a cachaça ou a vodka, é usado em uma infinidade de drinks compostos. O mais popular e original é o Pisco Sour, que leva limão, xarope de açúcar, gelo e clara de ovo. A maioria dos estrangeiros que nós conhecemos consideram o pisco sour doce demais e azedo de mais ou mesmo tempo. É difícil de imaginar, não? Então não tem jeito, tem que provar!

Sorvete de Lúcuma

Sorvete de Lúcuma

Sorvete de Lúcuma.

Sorvete de Lúcuma.

A lúcuma é uma fruta tropical típica dos Vales Andinos. A cor é entre alaranjada e rosa. O gosto é difícil de definir: tem gente que acha que parece com caramelo, outras sugerem um biscoito amanteigado e tem até quem diga que parece com batata doce ou abóbora. O certo é que é bem doce! Os peruanos adoram usar essa fruta em sobremesas em geral, mas principalmente sorvetes!

Arroz con leche y Mazamorra

Arroz con leche y Mazamorra

Arroz con leche y Mazarrota.

Arroz con leche y Mazarrota.

Essa é uma sobremesa típica peruana, composta de duas partes: arroz con leche e mazamorra. O arroz con leche não é muito diferente do arroz de leite que se faz no Brasil. Só que o nosso pode ser doce ou salgado, né? O deles só existe na versão doce. Já a Mazamorra é uma espécie de creme ou mingau feito com maiz morado, que nada mais é que o milho roxo que eles tem por lá. Aliás, esse é um prato meio três em um: dá para comer arroz con leche, mazamorra ou arroz con leche com mazamorra! Esse último é, claro, o favorito dos peruanos e também como eles preferem que você prove essa receita típica.

Tejas

Tejas

Tejas.

Tejas.

Esse doce típico peruano é uma delícia! As tejas são bombons. Os doces tradicionais tem o recheio central de doce de leite (que eles chamam de manjar blanco), amêndoas e cobertura de limão. Hoje se pode comprar em vários sabores diferentes, com recheio de frutas diferentes e cobertura de chocolate, que eles começaram a chamar de choco-tejas. Mas não se engane: as tejas originais ainda são as mais gostosas. Sem contar que são uma ótima lembrancinha para trazer para casa! Não perca!

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

No Responses

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura