Dicas para quem quer viajar para a Rússia

A Rússia é um país super interessante, que atrai cada vez mais brasileiros. Mas, antes de organizar a sua viagem para esse destino surpreendente, é bom ter em mente alguns detalhes… Afinal, viajar para a Rússia tem suas peculiaridades.

Falar: Russo

É, não dá para fugir. A língua mais falada na Rússia é… russo. De vez em quando, em algum restaurante, você vai dar sorte e encontrar um garçom que fale inglês, mas mesmo nas cidades grandes ainda é relativamente difícil. Você vai ter que se virar fazendo mimica e apontando para as coisas. É bom ir mentalmente preparado, pois pode ficar cansativo.

Tepomok, o crepe-panqueca russo

Tepomok, o crepe-panqueca russo

Comer: Tepomok

Tepomok na verdade é uma rede de restaurantes fast-food russa. O que eles vendem? Umas panquecas que na verdade parecem mesmo é com crepe. A massa é fina e o recheio pode ser praticamente qualquer coisa. Eles tem um cardápio razoável, com figuras e, dependendo da loja, uma versão em inglês. Dá para apontar para o que você quer. Programa obrigatório para quem vai viajar para a Rússia.

Beber: Vodka e Champansky

Que a Rússia é o país da Vodka, todo mundo já sabia. A surpresa é o tal do Champansky, que é a versão russa do francesíssimo Champagne. Ainda mais russo é misturar as duas bebidas em um drink que eles chamam “urso polar”. Não aconselhado para quem não tem alta tolerância a bebidas alcólicas.

Comprar: Bonecas Russas (Matryoshka) e Ovos Fabergé

As Bonecas Matryoshka são aquelas bonecas de madeira que cabem uma dentro da outra. Eles podem ser identicas, o tipo mais comum e facilmente encontrado, ou complementares, que geralmente são mais divertidas (por exemplo, cada boneca da “família” é pintada com um instrumento musical diferente). Tem para todos os preços, dependendo do nível de detalhe e quantidade de bonecas. Já os ovos Fabergé são verdadeiras jóias e, por isso, os preços são bem altos. O primeiro foi encomendado pelo Tzar Alexandre III como um presente de Páscoa para sua esposa, emperadora Maria Fedorovna.

Assistir o Lago dos Cisnes na Rússia... programa obrigatório!

Assistir o Lago dos Cisnes na Rússia… programa obrigatório!

Assistir: Ballet

As melhores bailarinas do mundo estão na Rússia. Não tem muito como fugir, assistir um ballet num teatro é programa praticamente obrigatório. Melhor ainda se for um espetáculo escrito por um artista russo, como o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky. Afinal, viajar para a Rússia também é cultura!

Copiar: Passaporte

É prática normal na Rússia: o hotel tem que registrar todos os seus convidados com a polícia local, e para isso eles vão precisar do seu passaporte. Logo, não estranhe se você só receber seu documento de volta no momento do check-out. Para previnir qualquer problema, é aconselhável que você faça uma cópia do seu passaporte antes de viajar para a Rússia, no caso de precisar de identificação enquanto seu passaporte estiver retido.

Se você está programando uma viagem para a Rússia, já deu uma olhada nas nossas dicas de São Petersburgo e Moscou?

Continue organizando sua viagem:

- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado

24 Comments

  1. Ruth de oliveira paraizo
  2. Alexandre
  3. Maria
  4. André Luiz
  5. José
  6. carlos
  7. Claudio Luiz Carrara
  8. clea
  9. Bruno Santos
  10. elena nikitina
  11. Daniel Fontes
  12. neyde deus

Leave a Reply

África Américas Ásia Europa Oceania
3x4 Austrália.
3×4 Austrália: Dicas de quatro blogueiros de viagem
Casa de Jorge Luís Borges.
Casa de Jorge Luís Borges: em busca do Aleph
Olinda, Pernambuco.
Olinda (PE): Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar!
Guia de Paris: 10x10 Paris
Guia de Paris: 10×10 Paris
Guias de Viagem
Guias de viagem para inspirar e organizar sua próxima aventura