Se você gosta de vida ao ar livre, ou está viajando com crianças, Buenos Aires é uma ótima opção. A cidade é cheia de espaços livres bem organizados e equipados, com pistas de corrida e caminhada, ciclovias, parquinhos infantis de diversos estilos, grandes espaços com água (lagos, reservatórios, riachos ou similares), mobiliário adequado, esculturas, chafarizes, pontezinhas e muita vegetação. Além disso, muitos parques em Buenos Aires tem atrações especiais em dias determinados, como feira livre, feirinhas de artesanato e comida, apresentações/shows, competições escolares.
E o melhor: esses parques e praças são contíguos à área residencial e não tem muros ou cercas; é só uma questão de atravessar a rua e entrar em contato com a natureza. Assim, como a maioria dos bairros tem parques, as pessoas os utilizam nos mais diversos horários, para atividades tão diversas quanto praticar esportes, levar animais para passear, simplesmente jogar conversa fora ou contemplar a natureza. Olhando tanta área verde de qualidade é fácil concluir que a cidade encontrou uma boa receita para crescer sem se render ao estresse urbano.
Excluindo as inúmeras praças (plazas), dentre os 46 parques que podem ser localizados no mapa da cidade, visitamos doze recomendados por amigos argentinos: Barrancas de Belgrano, Parque 3 de Febrero, Parque Centenario, Parque Chacabuco, Parque de los Niños, Parque do Lago de Regatas, Parque Lezama, Parque Micaela Bastidas, Parque Mujeres Argentinas, Parque Rivadavia, Parque Saavedra, Reserva Costanera. Embora sejam todos agradáveis, falaremos nesse post sobre os seis parques em Buenos Aires que mais gostamos e tem fácil acesso.
Parque 3 de Febrero (ou Bosques de Palermo)
Cinturão-verde de 400 hectares que delimita o bairro e, por isso mesmo, é muito usado: no local há sempre pessoas caminhando, correndo, andando de bicicletas e patins, praticando esportes. Além de três grandes lagos, no parque há grandes atrações como o planetário, o anfiteatro, o Zoo, o Jardim Botánico, o inspirador Jardim de los Poetas, o magnífico Jardim Japonés (centro cultural nipônico e um dos poucos espaços livres da cidade que cobra ingresso) e o romântico Paseo del Rosedal (área onde são cultivadas rosas e que fica especialmente atraente na época da florada, entre março e maio). Destaque, ainda, para a Floralis Genérica (ou Flor Metálica) que, em meio à natureza, mimetiza eletronicamente o movimento de uma flor de verdade. Se você só tiver tempo para ir a um dos parques em Buenos Aires, esta é uma boa opção.
Reserva Costanera
Na costa do Rio de La Plata, por trás de Puerto Madero, encontra-se o Parque Natural e Zona de Reserva Costanera. Além do estímulo à pratica de esportes e à vida ao ar livre, no local são incentivados a preservação do ambiente, a observação de espécies de aves e mamíferos, os cursos no campo da ecologia e o escotismo.
Barracas de Belgrano
Conjunto de três praças tradicionais situadas no bairro de Belgrano, que tem continuidade entre si e se debruçam sobre as margens do Rio de La Plata. Além de área arborizada bem cuidada, o parque congrega grande quantidade de esculturas, algumas das quais réplicas de obras mundialmente famosas (como a Estátua da Liberdade e o Pensador). Entre as práticas esportivas, além de esportes tradicionais, xadrez, dominó, diversas modalidades de ginástica, TaiChiChuan, aeromobilismo e treinamento de cães. É um dos parques em Buenos Aires mais interessantes para observar tudo o que acontece em volta.
Parque Centenário
Fica entre Villa Crespo e Almagro. Em sua área, além de anfiteatro, lago, quadras, pistas de skate, feirinha de livros usados e feira de artigos usados (final de semana), podem ser encontrados o Museu Argentino de Ciências Naturais e a Sede da Asociación Argentina Amigos de la Astronomia.
Parque de Los Niños
Também é conhecido como Playa de Buenos Aires, devido a um programa que, aproveitando a vista para o Rio de La Plata, no verão instala praias artificiais no local, inclusive com barraquinhas e esteiras. A infraestrutura é ótima, a área para picnic bem organizada, banheiros razoáveis e enfermaria. O sistema de wi-fi é bom e grátis! Embora seja um ótimo programa para dias mais quentes, como a área é muito aberta, no inverno a temperatura é bem baixa.
Parque do Lago de Regatas
Em Belgrano, o parque do Lago de Regatas, embora não atraia grandes multidões, é muito bem frequentado pelos moradores da área e por esportistas dedicados a esta modalidade. É um dos parques em Buenos Aires mais atraentes para quem curte esportes náuticos.
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado