Amsterdam é surpreendente. Com multiplas personalidades, ela é uma durante o dia, e outra durante a noite. Um único fim de semana para ver tudo que a cidade mais cosmopolita da Holanda e uma das grandes cidades européias tem para oferecer é um tempo bem apertado, mas sabendo focar na experiência que você quer ganhar da cidade, dá para se divertir. Aqui vai nossa contribuição para te ajudar a aproveitar o melhor de todos os mundos.
Sábado
A primeira Amsterdam do nosso roteiro é a “Amsterdam Cultural“. A cidade é cheia de museus maravilhosos. Nossos dois favoritos são a Casa de Anne Frank e o Museu de Van Gogh. A Casa de Anne Frank é um mergulho na história dessa grande personagem da Segunda Guerra Mundial. A casa onde a família morava (e se escondeu) pode ser visitada por turistas, que vão lendo passagens do livro estampadas pelas paredes enquanto vão conhecendo os espaços onde a história foi escrita. Simplesmente emocionante e imperdivel. Já o Museu de Van Gogh não tem tanta carga emocional, mas é impressionante. Apesar de ser um museu bem convencional, com várias pinturas e a história do artista (ambas divididas em fases), a arquitetura do museu é bem legal, e ver de perto tantas pinturas famosas do mesmo artista é muito legal.
Já que você está no Museu de Van Gogh, aproveite e passe pela Praça Museumplein. Onde você vai dar de cara com aquela “escultura” famosa, só com as letras Iamsterdam. É um gostinho da Amsterdam Pop.
A terceira faceta da cidade é a Amsterdam Ambiental. A cidade tem muitos parques… tantos que até existem listas dos melhores parques do lugar! O Voldenpark é considerado um dos melhores (sempre está no topo das listas), além ser de um dos maiores e o nosso favorito. E, para completar, fica bem pertinho da Museumplein e dos Museus. Então, leve um piquenique, alugue uma bicicleta, faça uma caminhada ou simplesmente escolha um banco para sentar e ver o povo passar no parque.
Uma visita a Amsterdam não é completa sem uma passagem, mesmo que rápida, pelo Distrito da Luz Vermelha. É a Amsterdam Liberal. Não é pra todo mundo, mas vale dizer que é seguro, sim. Até porque o bairro é extremamente turístico e praticamente não se vê locais por lá. Se você não se sentir confortável, não vá, ou vá embora logo. Outra coisa que é bom esclarecer: os tais “cafés” de Amsterdam são mais parecidos com nossos barzinhos, e recentemente fizeram uma lei restringindo a venda de… é, substâncias alucinógenas… para turistas. Então se esse era seu objetivo na cidade, pode esquecer.
[Continue acompanhando esse roteiro: Sábado | Domingo]
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Muitos locais ficaram contentes com essa lei de proibição de alucinógenos para turistas. Mas imagino que o fluxo de turistas tenha diminuído bastante por lá. Mas é isso aí. Abraços.