Quando a gente mora em uma cidade, acaba criando uma rotina, não é mesmo? Tem o supermercado perto de casa, as lojas preferidas, o restaurante que costumamos frequentar… Isso acontece em todo lugar, inclusive nas maiores e mais incríveis cidades do mundo. E acontece com todo mundo, até celebridades. Então, como a culinária francesa é uma parte importante da cultura local, separamos para vocês seis cafés de Paris com clientes famosos. Esses restaurantes continuam em funcionamento e te dão uma chance de imaginar como era a vida de seus frequentadores assíduos mais famosos na Cidade Luz.
A elite cultural se reunia no Les Deux Magots…
Les Deux Magots, um café no bairro de Saint-Germain-des-Prés, é famoso em todo o mundo, pois era o local de rendezvous dos artistas do século XX. Só para se ter uma idéia, alguns dos clientes regulares deste café eram: Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Pablo Picasso, James Joyce, Bertolt Brecht e Julia Child. Dizem que Ernest Hemingway gostava de escrever no terraço.
…ou era no Café de Flore?
O principal concorrente do Les Deux Magots era o Café de Flore. Com localizações bem próximas, o mesmo grupo de intelectuais oscilava entre as duas opções. Mas, enquanto Hemingway parecia preferir o ambiente mais tradicional do Les Deux Magots, dizem que Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre preferiam a decoração estilo art-deco do Café de Flore.
Saint-Exupéry fez uma festa na Brasserie Lipp
O autor do Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, desapareceu no deserto no meio de um vôo entre França e China. Quando finalmente conseguiu voltar para Paris em 1936, ele celebrou na Brasserie Lipp. O restaurante, até hoje, fabrica sua própria cerveja, o que atrai muitos fãs, como Marcel Proust. Reza a lenda que ele gostava tanto da bebida que, quando não podia comparecer pessoalmente, mandava buscar a cerva para beber em casa.
James Bond teve uma noite mágica no Harry’s New York Bar
No início do século XX, o bar do Harry era muito popular entre os expatriados, que procuravam conforto num ambiente onde se sentiam em casa. Além de ser considerado o primeiro bar de cocktails da Europa, ele leva a fama de ter criado vários drinks conhecidos mundialmente, incluindo o célebre Bloody Mary. Algumas das presenças ilustres que frequentemente agraciavam o local incluem Ernest Hemingway, Coco Chanel, Rita Hayworth e Humphrey Bogart. George Gershwin usou o piano do subsolo para compor sua Sinfonia em Paris. Além disso, os fãs de James Bond talvez saibam que o bar tem um papel de destaque na vida do agente 007 como o lugar onde ele perdeu sua virgindade.
Coco Channel era vidrada no chocolate quente da Angelina
Patisseries tipicamente francesas, ambiente requintado, localização de dar inveja e o melhor chocolate quente de Paris foram suficiente para atrair Coco Channel para a Angelina. Dizem que a famosa estilista visitava o estabelecimento diariamente e costumava sentar-se na mesa número 10 – posição estratégica devido aos espelhos, que ela usava para observar o mundo a sua volta de forma discreta. O pedido era sempre o mesmo: chocolat chaud à l’ancienne dit “l’Africain”, que é até hoje o carro-chefe da casa. É bem encorpado, quase um pudim, e vem com chantilly separado, para o cliente adoçar a seu gosto. Praticamente uma sobremesa.
Napoleão Bonaparte frequentava o Le Procope
O restaurante Le Procope é o restaurante mais antigo de Paris em funcionamento ininterrupto. Ele abriu em 1686 e nunca fechou. Sua decoração, que inclui várias relíquias do século XVII e XVIII, torna o restaurante uma atração turística por si só. Na época certa, não era difícil encontrar Molière, Voltaire, Diderot e Rousseau em alguma das mesas. Outro frequentador de destaque foi Napoleão Bonaparte, cujo chapéu permanece na entrada, marcando presença.
BONUS: Amélie Poulain trabalhava no Les Deux Moulins
Quem assistiu o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain lembra bem que a personagem-título não só morava em Montmartre como trabalhava em um café do bairro: o Les Deux Moulins. E o café existe! Apesar do design do interior ser um pouco diferente do que se viu na tela, no salão, além do bar e das mesas, tem alguma memorabilia do filme. O mais marcante é um cartaz bem grande autografado pela atriz principal, a Audrey Tautou. E o ítem mais pedido do cardápio? O crème brullé, é claro!
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado