É uma das verdades inconstestáveis da comunidade viajante: uma viagem ao Peru só está completa depois de uma passagem por Machu Picchu. Nossa sugestão de roteiro dura três dias completos, mas a primeira sugestão é que você chegue pelo menos um dia antes, para lidar com uma possível reação ao Soroche, mais conhecido como Mal de Altura. Depois de superado esse problema, esse roteiro visa economizar seu tempo ao máximo, encaixando o maior número possível de atividades nesses poucos dias. E não se esqueça de ler 10 coisas que você precisa saber antes de organizar sua viagem para Machu Picchu.
Dia 2: Vale Sagrado dos Incas
Hoje é dia de conhecer o Vale Sagrado. Devido a dificuldade de locomoção na área, sugerimos que você tome outra excursão. Todas as agências de Cuzco vendem esse passeio, e o itinerário é sempre semelhante. As paradas mais importantes são Pisac e Olhantaytambo.
Pisac é um sítio arqueológico impressionante. A entrada acontece pelos terraços de agricultura, onde se tem uma bela visão das ruínas da citadela. Geralmente o guia dá um tempo livre para andar pelas ruínas. A cidade também tem uma feira de artesanato que acontece nas terças, quintas e domingo. Tente fazer o passeio em um desses dias e aproveite para passear por lá! É um bom lugar para comprar lembrançinhas, já que os preços costumam ser melhores que Cuzco ou Águas Calientes.
O tour para em outras feirinhas, fábricas de jóias e ainda inclui uma parada para almoço em um restaurante do tipo “buffet”, que nessa área significa um preço fixo para se comer à vontade. É legal para provar todas as comidas típicas, só não dá para exagerar por causa da altitude!
A sua última parada no tour vai ser Ollantaytambo. Durante o Império Inca, o Emperador Pachacuti, que foi responsável por conquistar toda a região, construiu a cidade de Ollantaytambo para ser sua casa oficial, além de um centro de cerimônias. Quando os Espanhóis invadiram o Perú, a cidade foi o centro da resistência inca, liderada por outro imperador, Manco Inca Yupanqui. A subida de degraus é bem cansativa, mas o guia vai fazendo paradas e dando explicações para te ajudar a recuperar o fôlego. Nesse sítio arqueológico é possível visitar a área sagrada, e notar as diferenças na construção do templo e das áreas comuns.
Depois dessa visita, o tour guiado volta para Cuzco, mas você deve abandonar a excursão e pegar um trem para Águas Calientes. A cidade é pequena, mas tem muitas opções de hotéis e pousadas para todos os bolsos. É recomendável reservar o trem e a hospedagem antes do início do tour, para evitar contratempos, mas fora da época de pico turístico geralmente não há dificuldades para conseguir vagas.
Dica do SOSViagem: Saindo da estação de trem de Águas Calientes, procure a Plaza de Armas. Lá começa uma ruazinha cheia de bares e restaurantes mais simpáticos e mais em conta do que os poucos que são visíveis da estação de trem.
[Continue acompanhando esse roteiro:
Dia 1: Cuzco | Dia 2: Vale Sagrado dos Incas | Dia 3: Machu Picchu]
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Olá… Vi que vc foi direto do passeio do Vale Sagrado para Águas Calientes (estaçao de Ollantaytambo). Qual horário acaba o passeio em Ollantaytambo? E qual horário de saída fica bom pra comprar o trem para Águas Calientes?
Oi, Marina, acho que varia um pouco de empresa para empresa… No meu caso, o guia organizou tudo para mim. Então sugiro conversar direitinho com eles! Boa viagem!
Olá, ótimas dicas. Estou indo para Cusco em abril, ficarei 5 dias inteiros, na minha programação sobra um dia depois de ter ido a Machu Picchu (quarto dia e última atividade programada) e vc acha que vale a pena ir para o Lago Humantay nesse último dia?
Oi, Silvia!
Depende da sua disposição! Eu tirei o último dia para descançar e andar por Cusco sem compromisso.
Não conheci esse lago, então não posso te dar uma opinião sobre ele.
Boa viagem!
Oi Louise, tudo bem? Parabéns pelo post. Você está certo, quando você chega em Cusco, você precisa de um dia de aclimatação. No dia seguinte, pegue o trem para Machu Picchu.
Parabéns pelo blog, um abrazo!
Não estou conseguindo abrir as páginas dos dia 2 e 3.
Oi, Luciana! Obrigada por avisar. Já corrigi os links. Boa viagem! 🙂
Olá! Gostaria de saber se nesse city tour tem parada para ver as ruínas que falou. Caso que optamos pelo city tour dá para ir de onibus?
Oi, Poliana! Todos os passeios descritos foram feitos com o citytour. Boa viagem!
Boa tarde SOS! Muito bom o conteúdo de vcs! Estou com uma grande dúvida em relação a logística de hospedagem entre Cusco / Vale Sagrado e visa MachuPichu.
Vou ficar 3 dias em Lima. Passar um dia em Ica (osais) e seguirei viagem até Cusco.
Ficarei mais 5 dias em Cusco/Vale Sagrado/ MachuPichu. Minha dúvida é exatamente a forma como organizar a logística de hospedagem entre elas. Podem me dar alguma dica, por favor?
Obrigado!
Oi, Rodrigo!
Sugiro que você fique baseado em Cusco, mesmo. Mas vai precisar passar pelo menos uma noite em Águas Calientes para visitar Machu Picchu com tempo.
Boa viagem!
Olá! Ótimas Dicas!
Durante esse passeio pelo Vale Sagrado já que você seguiu para Águas Calientes, como fez com a mala/mochila? É tranquilo deixar no ônibus do passeio? Não tenho experiência com viagens desse tipo, estou tentando pensar em todos os detalhes rsrs
Oi, Isabela! Deixei a mala no hotel em Cusco e levei só uma mochila pequena, com o suficiente para dormir.
Boa viagem!
Obrigada pelo link. Peço mais uma orientação: não vi no seu blog, comentários sobre a alimentação típicas da região e restaurante interessantes q serve uma boa comida. Agradeço se puder me ajudar , ficarei só três dias entre Cuzco e Machu Piche, tentarei seguir seu roteiro.
Grtata
Bom dia, Monica. Temos um post sobre culinária peruana: https://www.sosviagem.com.br/roteiros/dicas/culinaria-peruana/
Não gosto de indicar restaurantes de cidades onde não moro. Sugeriria pedir indicação no hotel.
Boa noite!
Este link q vc mandou da cidade Águas Calientes é do México. Tem como me ajudar?
Grata, obrigada pela atenção .
Desculpa, Mônica. Erro meu. Acredito que o link correto é esse: http://www.booking.com/city/pe/machupicchu.html?aid=363889
Boa tarde,
Como faço a reserva para Águas Calientes, antes da viagem para Cusco; tente no site do Booking e não vi disponibilidades.
Grata, Mônica
Oi, Mônica! Você não achou nenhum hotel na cidade?
Aqui vai a página direta no booking: http://www.booking.com/city/mx/aguascalientes.pt.html?aid=363889
Tem várias opções.
Olá! Obrigado pelas dicas:)
Uma pergunta: estou pensando em pegar o trem de volta de aguas calientes para ollantaytambo umas 18:30h. Então devo chegar tarde em olan. Voce acha que mesmo a noite terá ônibus disponível de ollan para cusco? Devo comprar antes pela internet ou melhor deixar para comprar na hora? Obrigado!
Oi, Felipe!
Pelo que eu sei, os ônibus (que na sua grande maioria são vans) ficam na estação esperando os trens chegarem.
Para falar a verdade, me pareceu bem informal e acho difícil te dizer com certeza os horários, mas como o interesse deles é ganhar dinheiro com os turistas, acredito que se tiver trem chegando, tem van esperando do lado de fora! Se você comprar um pacote com uma agência, normalmente eles já incluem esse trecho também, e ai você terá certeza que terá ônibus. Eu já tinha comprado antecipado, então não sei como seria o processo para comprar na hora. No entanto, se você já comprou o trem, sugiro já deixar o ônibus reservado para evitar problemas.
Boa viagem!
Olá, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar Vocês pelo excelente conteúdo do blog, estou indo dia 30/01 e voltarei dia 07/02, Recife-Lima, Você poderiam me dizer qual cia aérea comprar voo para Cusco, e se começar conhecendo Lima (irei ficar dois dias) e depois seguir a Cusco, será o ideal? Ficarei grata se me responderem.
Oi, Janayna!
Várias empresas fazem a rota de Lima para Cuzco. Veja o horário e preço mais conveniente para você. Sugerimos fazer uma pesquisa em um site de buscas de vôs, como o skyscanner. Eu fui primeiro a Cuzco e Macchu Pichu e depois visitei Lima, mas acredito que a ordem não faz diferença. Veja qual a melhor combinação de horários de vôos.
Boa viagem!
OLÁ, GOSTARA DE FAZER A VIAGEM para o Peru com SOS e seguir o roteiro que a SOS sugeriu, tb, gostaria de ficar num hotel bem em conta em CUZCO, SOS, PODE PROVIDENCIAR, TUDO PARA MIM?Tenho problema especial, tive um AVC, FIQUEI COM SEQUELAS ,na parte esquerda do corpo, mas posso andar sozinha e devagar! Só não gostaria de pousar em ÁGUAS QUENTES, é possível ir direto para Machu Picchu? E subir a montanha mais suave, conhecer as ruinas, Porta do sol, a ponte Inca e vale sagrado? POR FAVOR, NÃO TENHO PRESSA PARA REALIZAR ESSA VIAGEM, POIS SOU APOSENTADA E GOSTRIA DE IR NO MELHOR TEMPO , SE POSSÍVEL, com absolutamente tudo pago, os parques, translados, trens, só não quero vsitar igreja, lá em Cuzco. pagamento á vista!, muito grata
Olá, Vilane! Não somos uma agência de viagem. Sugerimos que você entre em contato com uma. Boa viagem!
Olá bom dia.
Obrigado pelas dicas. Gostaria muito de uma ajuda para planejar bem minha viagem com a esposa.
Iremos dia 14 de maio e voltaremos de Cusco somente no dia 20.
Reservei um hotel em Cusco do dia 14 até o dia 17, e estamos planejando ir para Aguas Calientes neste mesmo dia 17, dormir por lá e no dia 18 visitar Machu Pichu e subir pelo menos uma das montanhas que você sugeriu.
Minha pergunta é, vale a pena ficar mais uma noite em Aguas Calientes e retornar à Cusco no dia 19? Ou devo retornar à Cusco no mesmo dia da subida (18) e curtir a cidade no dia 19?
Muito obrigado
Guilherme
Oi, Guilherme!
Cusco é uma cidade maior e com mais opções e atrações que Águas Calientes. Também achei as opções de hotelaria melhores e mais baratas. Por outro lado, vocês já vão ter passado alguns dias em Cusco. Se você achar que vão ficar muito cansados por causa da montanha e querem aproveitar Machu Picchu até o último minuto, talvez valha a pena dormir em Águas Calientes neste dia.
Boa viagem!
Muito obrigado SOS Viagem. O site de vocês tem sido muito bom para o nosso planejamento. Parabéns pela iniciativa!
Oi,então, em Janeiro eu estou de férias e tipo,vou de ônibus para Cusco, sobre Machu Picchu, existe na cidade de Cusco,ponto específicos para comprar ingresso para conhecer Machu Picchu?
Se tem, qual é o melhor? ir de ônibus ate Aguas Calientes ou de Trem?
Olá, Bruno!
Ao redor da praça principal de Cusco há várias agências de viagem que vendem ingressos para Machu Picchu. Boa viagem!
Ola, parabens, muito util isso aqui.Me tire uma duvida, em Cusco, quando da compra para o passeio no o vale sagrado, posso ja nessa agencia comprar a passagem de trem para aguas e tambem a passagem de volta para o dia seguite. Desde ja obrigado
Oi, Jorge! Sim, todas as agências vendem o pacote com tudo incluso. Vale a pena entrar em mais de uma, porque pela minha experiências, os preços podem variar bastante! Boa viagem!
Olá! Pelo que percebi durante a viagem vocês fecharam um Hotel em Cuzco pelo período integral de permanência no Peru, correto?
Pretendo ir no próximo dia 06/07, acha arriscado deixar para fechar os passeios e o ingresso de MachuPicchu ao chegar em Cuzco?
estou com algumas duvidas nos sites e estou com medo de comprar errado alguma coisa.
irei provavelmente sozinha, tem alguma sugestão?
Obrigada!
Olá, Renata!
Se você não quiser escalar nenhuma das montanhas, provavelmente não terá problemas em consguir ingressos depois que chegar em Cuzco.
Mas, claro, não podemos garantir nada para você, já que não somos representantes oficiais da atração.
Olá, estarei lá em novembro, de moto, é possível fazer esses passeios por conta própria?
Acredito que sim, se você fizer um bom planejamento, arrumar mapas, etc.
Olá, primeiro parabéns por compartilhar. Muito boas as dicas. Gostei dessa de abandonar a excursão em Ollantaytambo. Mas como vocês fizeram com as malas ? Levaram junto na excursão (ou sabem dizer se eles permitem isso) ?
Obrigado
Olá, Alessandro! Nós decidimos deixar nossas malas em Cusco, já que voltaríamos para lá de toda forma, e viajamos só com mochilas. Se a excursão permite mala ou não, acho que depende da empresa contratada. De toda forma, quanto mais leve você viajar, melhor.
Caro SOSViagens como você deixou suas malas em Cuzco? No mesmo hotel que você se hospedeu no primeiro dia? Eles permitiram você deixar suas malas sem cobrar pela hospagem? Essa parte do seu intinerário me deixou com bastante dúvidas. Obrigada de antemão, Renata.
Oi, Renata! A maioria dos hotéis aceita que você deixe as malas. Mas, claro, precisa combinar. Sugerimos mandar um email antes perguntando se eles oferecem o serviço.
Boa viagem!
Olá, de que horas mais ou menos os tours chegam em Ollantaytambo? Queria comprar as passagens de trem logo, mas fico em dúvida de qual horário seria mais indicado para não chegar atrasado.
Oi, Hallyson,
olha, é melhor comprar tudo junto (passeio + trem), porque os passeios variam ligeiramente de uma empresa para a outra.
Estamos montando nosso passeio para Lima-Cusco-Mach picchu e adorei sua dicas, apenas uma dúvida no passeio para Vale Sagrado é mais vantagem deixar a excursão em Ollamtaytambo e seguir para Aguas Calientes, esta passagem de trem consigo comprar na hora? é necessário comprar o retorno de aguas calientes para cusco antecipado? Grata!
É aconselhável comprar as passagens com antecedência, mesmo que seja só de alguns dias (por exemplo, quando chegar no Peru), para garantir o lugar. Às vezes o trem está lotado.
preciso de preço do pacote com hotal 3 estrelas
Adriana, não somos uma agência de viagem. Sugerimos que você procure uma agência que possa resolver seu problema.
Adorei suas explicações de fácil entendimento. Vou dia 03/10/14 e estou aproveitando seu roteiro! Thanks!
Boa viagem, Walma!
Adorei o roteiro Inca, poderia me dizer se é fácil ou ha alguma agência que me indiquem para adquirir os passeios acima? pretendo permanecer na cidade de Cusco uns 5 dia, no entanto não conheço nada lá.
Oi, Márcio,
Existem inúmeras agências ao redor da praça principal e todas vendem praticamente os mesmos passeios. Talvez seu hotel tem ofereça esse serviço, mas geralmente os hotéis cobram um pouco mais caro.
Boa viagem!
Ola, estou montando um roteirinho para machu picchu e Gostaria de saber se consigo fazer o passeio em machu picchu, durante o dia e chegar ao aeroporto para embarque no dia seguinte as 05:00 da manhã.
Oi, Rubens, se você tá falando no aeroporto de Cuzco, tem que pegar o trem ou ônibus na noite anterior, e arrumar um lugar onde passar a noite por lá.
No dia 2 a volta depois na volta para Cuzco, é possivel pegar o trem para Águas Calientes durante o dia, pelo o que eu vi a viagem é de 3 horas, e vale apena aproveitar a paisagem.
Realizamos uma viagem de 20 dias ao Peru no ano passado. Viajamos de forma independente por todo o país. Machu Picchu foi sem dúvida o ponto alto da viagem, o motivo principal, mais aguardado. Porém vale destacar que o Peru possui muitos outros lugares tão belos e intrigantes. A região norte por exemplo, é muito pouco conhecida por nós brasileiros, possui desertos, montanhas nevadas e sítios arqueológicos bem preservados. A cidade de barro de Chan Chan em Trujillo e o sítio de Chavin de Huantar em Huaraz são atrações imperdíveis, lugares fantásticos.
Outros lugares que eu indico no Peru são: Passeio de barco pelas Ilhas Ballestas, Sobrevoo nas Linhas de Nazca e o incrível Cânion Del Colca em Arequipa.
Olá… Desculpa a curiosidade, mas quanto você gastou mais ou menos ficando esses 20 dias?
Olá Adriano. Nós gastamos em torno de R$ 3.500,00 por pessoa já incluindo as passagens aéreas. As passagens nos custaram na epoca em torno de R$ 770,00. Curitiba – Lima. Cusco – Curitiba. Este valor incluiu tudo mesmo, alimentação, entradas, passeios, hospedagens, deslocamentos entre cidades, lembranças, etc.
para minha consulta
Bom dia, estarei embarcando para o Peru dia 17 /09, ficarei lá até 23/09 . Visitarei Lima, Cuzco, Aguas calientes e Machu Picchu.
O que eu gostaria de saber é qual a temperatura nesta epoca do ano pra saber que tipo de roupa levar.
Se é necessário validar a carteirinha de vacinação contra a febre amarela?
Como trocar o real por Soles, pois procurei aqui em Sorocaba e ninguem faz essa troca. Posso usar dolar ou terei que trocar por soles? real não é aceito?
E o principal , sempre tive pressão baixa e essa sempre foi uma das minhas maiores preocupações em relação ao soroche. O que devo fazer pra evitar o tão temido mal das alturas? o que devo tomar ? verdade que a cibalena é o que as pessoas tomam por lá?
Adorei seu roteiro , parabéns pelo site. Abs
Oi, Nice!
Temperatura: Eu sugiro consultar um site de previsão do tempo quando estiver mais perto da viagem, para você ter uma idéia melhor. Assim você fica por dentro se for ter uma frente fria ou uma onda de calor.
Febre Amarela: não me pediram, mas conheço gente que foi barrado porque estava sem (mas acabaram pagando uma propina e deixaram passar). Mas a vacina é grátis e rápida, e evita maiores problemas.
Cambio para soles: leve o dinheiro em dolar. As coisas mais caras, tipo passeios e hotéis podem ser pagos em dolar. Você pode trocar um pouquinho do dinheiro depois que chegar lá, para gastos menores como souvenirs. Não vi ninguém aceitando real (e agora com a baixa da moeda, acho mais difícil ainda).
Soroche: Nós escrevemos um artigo sobre os como minimizar os efeitos do soroche: https://www.sosviagem.com.br/pratica/saude/mal-de-altura-soroche/
Boa viagem!
adorei seu roteiro simples e objetivo, gostaria de saber mais sobre tipos, percursos, preços dos trens…,,além do lago Titicaca e das linhas de nazca, como incluí=los nesse roteiro?
Oi, Fátima! O trem só tem mesmo um percurso. Quanto a “tipo”, tem alguns tipos de bilhetes de trem, mas pelo que eu entendi não tem diferença de conforto, só de “extras”: tem um bilhete mais caro que inclui uma guloseima e outro que inclui um show folclórico pelo corredor do trem. Os preços variam com a antecedência da compra e o tipo de bilhete. Sugiro que você olhe no próprio site da Inca Rail: http://www.incarail.com/
Já quanto ao Lago Titicaca e as linhas Nazca, não podemos ajudar muito já que ainda não visitamos estes lugares. Pelo que me lembro, tinha passeio de um dia, tipo “bate e volta” para visitar as linhas de Nazca saindo de Lima de manhã cedo e voltando de noite. O lago Titicaca é mais longe: fica mais ou menosno meio do caminho entre Cuzco e La Paz na Bolívia. Dependendo do seu roteiro, dá para passar por lá no caminho da Bolívia para o Peru. Saindo de Cuzco, leva um dia de viagem de ônibus turístico para chegar lá. Não sei se há outras opções pois, como disse, ainda não visitei essa área.
Pessoal,
As dicas estão sendo excelente, especialmente para o roteiro de 3 dias no qual estarei utilizando, porém estou com uma duvida na viagem de trem, saindo de Cusco (poroy) em pesquisa ao site perurail, compro para o vale sagrado o itinerário fico uma noite, o vale sagrado é aguas calientes?, pois no mapa das estações vem Olhantaytambo e Machu Picchu, nesse ponto que fico em duvida na compra da passagem, sendo a primeira parada fica no vale sagrado, pela dica esse onde visito e depois vou para machu picchu com onibus? Estou muito em duvida nas paradas, preciso comprar certo o bilhete de trem, qual o site que posso comprar os tickets para os passeios? Obrigado por enquanto.
Oi, Alexandre! O Vale Sagrado é uma série de ruínas que ficam mais ou menos no caminho de Cusco para Machu Pichu. O jeito mais simples de fazer esse roteiro é ir numa excursão do Vale Sagrado (tem várias sendo vendidas em Cusco) fazendo todas as paradas até Ollamtaytambo. Ai você deixa a excursão em Ollamtaytambo e pega o trem de lá até Aguas Calientes, que é a cidade mais próxima de Macho Pichu. Ficou mais claro?
Obrigado pelos esclarecimentos, ficou mais simples a sua orientação e já estou montando o roteiro para poder aproveitar o máximo a estada em Cusco por um roteiro curto e rápido.
Mailde Azambuja liked this on Facebook.
Gleice Ae liked this on Facebook.