Moscou foi a capital russa até o imperador Pedro, o Grande, mover a capital para São Petersburgo. Cerca de 200 anos depois, Lenin decidiu retornar a capital para Moscou (o engraçado é que, depois, São Petersburgo mudou de nome e virou Leningrado… mas isso é uma história para outro post). A partir daí, a cidade não parou de crescer, e hoje é a terceira mais populosa do mundo — só perde para Tokyo (Japão) e Seoul (Coréia do Sul). Mas o que fazer em uma viagem para Moscou com duração de um fim de semana?
Sábado
Não tem pra onde correr: qualquer viagem para Moscou tem que começar pela Praça Vermelha, provavelmente o lugar mais conhecido da Rússia inteira. É lá que fica a Catedral de São Basílio.
Curiosidade: o nome “Praça Vermelha” vem da palavra russa красная (krasnaya) que tem multiplos significados, entre eles “vermelho” e “bonito”. O sentido original era bonito, adjetivo dado primeiramente à Catedral de São Basílio e depois transferido para a praça. Ou pelo menos foi isso que a nossa guia explicou.
A Catedral de São Basílio realmente impressiona. É uma daquelas típicas catedrais ortodoxas russas, colorida por dentro e por fora. Por dentro, parece quase um museu, cheia de salas com mosaicos e pinturas interessantes nas paredes, além de alguns quadros.
Dica do SOSViagem: De vez em quando, um grupo de cantores começa a cantar sem muito aviso. É para demonstrar o poder da acústica do lugar. Se você ouvir cantoria durante sua visita, vale a pena correr e tentar encontrar a sala onde estão os cantores.
Também é na Praça Vermelha que fica o Mausoléu de Lenin. A única atração é o corpo de Lenin, que está lá conservado desde 1924. A fila é sempre imensa, mas anda bem rápido. A entrada é grátis, mas não pode entrar com bolsas, mochilas, câmeras, telefones ou qualquer coisa do gênero. O jeito é deixar no guarda-volume, que, claro, é pago. Como, não pode entrar com câmera, então só dá pra ter foto do cartão postal. Mas o Mausoléu de Lenin é assim.
A pedida para o resto do dia é o Mercado Izmailovo, que é a feira de rua mais popular de Moscou e um ótimo lugar para comprar lembrancinhas.
[Continue acompanhando esse roteiro: Sábado | Domingo
Sobrou tempo? Vá passear de metrô em Moscou!]
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Uma observação: красная (krásnaia) significa mesmo “vermelha”. Apesar de o som ser um pouco parecido com красивая (kracívaia) que significa “bonita”, os dois adjetivos não dever ser confundidos
Oi, Fabiano! Obrigada pela dica! Eu acabei de editar a postagem para adicionar que essa informação foi explicada pelo nosso guia local.
Gostei do post. Estou preparando uma rota – Volta ao mundo na Melhor Idade” – e Moscou está em nossa rota. Parabéns pelo Blog. Já compartilhei e curti sua Fã Page!.
Obrigada, Walter! Volte sempre. 🙂
RT @sos_viagem: Um fim de semana em #Moscou (#Rússia): http://t.co/i56NbS257v