A fachada imponente, incluindo canhões, não deixa dúvidas. Até de longe, todos os sinais já apontam para o clima de guerra. O Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, é um importante monumento de Paris. Construído por Luís XIV, em 1670, foi projetado como um abrigo para os soldados que voltavam inválidos das guerras. Hoje em dia, é também uma necrópole militar e sede de vários museus temáticos.
O Palácio dos Inválidos é considerado atualmente um dos melhores museus de arte e história militar do mundo. Na verdade, apesar da entrada e bilhete únicos, o prédio abriga uma coleção de museus, cada um com seu tema específico: Armas e Armaduras, Napoleão, Charles de Gaule, as duas Guerras Mundiais…
Os salões são impressionantes. Cavalos e cavalheiros, armduras, evolução das armas: tudo com uma riqueza de detalhes que impressiona até quem não tem nenhum interesse por exércitos e guerras. As alas dedicadas às duas guerras mundiais são uma aula de história. Como seria de se esperar em um museu sobre exércitos e estratégias de batalha, o Imperador Napoleão Bonaparte (inclusive seu cavalo branco!) e o General Charles de Gaule, personagens importantes da história da França, ganham destaque.
Falando em Napoleão, a sua presença é sentida desde o momento em que se entra no prédio. Em formato quadrado com um pátio no meio, uma estátua do imperador fica firme no segundo andar, supervisionando toda a movimentação. Além disso, a grande atração do complexo é a bela Igreja Saint-Louis, que abriga a grande tumba do líder político e militar. O domo pintado da igreja, diretamente acima do túmulo, é de tirar o fôlego. Tumbas de outros grandes chefes militares também estão expostas no local.
O Museu Militar de Paris apresenta a história vista por uma óbvia lente francesa. Realizei a visita com turistas britânicos e alemães, que fizeram questão de discutir sobre a veracidade completa das informações expostas e o porquê da adoração francesa à Napoleão Bonaparte. E enquanto eu posso concordar que a história não está sendo contada com total objetividade, também acredito que um museu baseado em história nunca vai contar com objetividade total. Afinal, história não é uma ciência exata e já é contada pelo ponto de vista do vencedor. Eu acho normal que cada país puxe a sardinha pro seu lado… (e não era exatamente isso que meus amigos turistas estavam fazendo também?)
No nosso guia de Paris, tem o Museu Militar, o Louvre, o Orsay e mais sete dos nossos museus favoritos em Paris. Também tem vistas panorâmicas, parques e jardins, gastronomia, igrejas e muito mais! Vale a pena conferir!
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Gislaine Schmitt liked this on Facebook.
Gley Marques liked this on Facebook.
Gleice Ae liked this on Facebook.
Tatiane Almasan liked this on Facebook.
Dennys Elali liked this on Facebook.
Leda Rodrigues liked this on Facebook.
Luiz Gonzaga Correa liked this on Facebook.