A maioria das pessoas, quando pensa em Orlando, já pensa logo na Disney e nos outros parques. Mas e a cidade? Hoje, nós temos um guestpost do Luciano, do Viver em Orlando, um brasileiro que mora na cidade e vai nos contar as coisas legais de Orlando fora dos parques de diversão.
Me chamo Luciano, moro em Orlando há cerca de 2 anos e meio. Sai do Brasil por todos os inúmeros motivos que já sabemos, violência, alto custo de vida, corrupção, etc. Na verdade, não acho que os EUA hoje em dia representem o grande país em termos de oportunidades e crescimento de vida profissional que era num passado bem recente, mas não há como negar que em termos de qualidade de vida e segurança, dependendo da região, ainda vale muito a pena. A minha escolha por Orlando foi por motivos básicos, como conhecimento prévio da cidade e da estrutura dela, bem como o custo de vida em si. Aliás, esse é um dos grandes atrativos que tem atraído cada vez mais um número maior de brasileiros para vim pra cá. Paralelo a isso, existe sempre a questão da permanência legal no país, que demanda tempo de análise num projeto de longo prazo e algum investimento financeiro alto. Mas isso não é o foco desta breve apresentação.
Bem, criei o site Viver em Orlando para falar um pouco sobre a experiência de vida em Orlando, com intuito de repassar, com sinceridade e clareza, como é viver nessas bandas dos EUA. Via de regra, praticamente se fala apenas de Disney e coisas do tipo, mas Orlando está muito além disso. Na verdade, quando se mora aqui, essa parte da diversão em parques acaba ficando em segundo plano. Neste site, cujo foco não é apenas ao turismo em si, procuro colocar os pontos que as pessoas tem mais dúvidas num processo de mudança pra cá: onde é melhor de se viver, quais os melhores bairros, como matricular meu filho na escola e assim por diante. Procurei com essa experiência, repassar dicas que, muitas vezes, não são feitas de forma clara e acabam por prejudicar o processo de muitas pessoas. Acredito que pelos retornos que temos, este trabalho tem ajudado muitas famílias.
Aqui vão oito dicas para aproveitar Orlando fora dos parques de diversão:
1 O primeiro lugar que me vêm a mente quando se fala de Orlando é visitar a cidade de Celebration, um lugar incrível. Criada em 94, esta área originalmente pertencia a Disney e hoje em dia é uma das comunidades mais exclusivas da região, com casas no estilo colonial, altamente arborizada e com uma estrutura típica de pequenas cidades americanas. Na foto, jardim da pracinha central de Celebration. Em frente a essa praça, temos um lago bem bacana, cercado de muito verde, alguns parques fechados e vários restaurantes, cafés e lojas. Programa mais do que recomendado para um final de tarde em família, uma boa caminhada num lugar super bonito e muito seguro também.
2 Outro programa super bacana pra se fazer aqui nesta região e que foge da esfera do turismo convencional: visitar a cidade de Winter Park, que fica ao norte de Downtown Orlando e é, sem dúvidas, um dos locais mais bonitos e tradicionais daqui, típica comunidade americana. Um dos passeios que eu mais gosto na cidade é visitar a feira de sábado, chamada de Farmer’s Market. Todo sábado pela manhã, os moradores da região se dirigem a feira para comprar frutas, verduras, flores e levar seus cães pra passear, num programa típico familiar. Recomendo a visita não apenas pelo local em si, mas também pra dar uma esticadinha e passear pela vizinhança belíssima.
3 Lugar belíssimo, a menos de 10 minutos do centro turístico, Lake Eola, em Downtown, é programa obrigatório para passear com a família num domingo, final de tarde. O local é cercado por um lago com uma fonte bem bonita no meio que, ao anoitecer, ganha cores variadas que “dançam” conforme a música ambiente. Todo domingo acontece uma série de atividades num auditório aberto que tem no parque, corais, música ao vivo, enfim, várias programações legais para toda a família. Já vi até casamento neste parque. Programa obrigatório pra quem vêm em Orlando.
4 Outro lugar bem legal em Orlando: Amway Center. Este é o nome da arena do time de basquete da cidade, o Orlando Magic. Se você vier em Orlando na época da temporada da NBA (liga profissional de basquete americana) e tiver jogo do Magic na cidade, é mais do que recomendável você e sua família esticarem até o centro de Orlando para ver um jogo do Magic, geralmente a noite ou final da tarde. Vale a pena, não apenas pela experiência em si, como também pela certeza de que os americanos sabem organizar eventos, não existe tumulto, confusão na entrada ou saída, trânsito, etc. É realmente algo impressionante como eles se organizam. E olha que estamos falando de públicos de 15-20 mil pessoas em dias de jogos.
5 Tudo bem que o centro de Orlando não é parecido com uma Times Square da vida, mas passear pela região, durante a semana, ou num domingo, é ter a chance de ver pessoas trabalhando, como os americanos se comportam na hora do almoço e ver também como esses prédios todos parecem feitos de papel, como num cenário de filme de estúdios de cinema. Passeio que eu também recomendo. O grande “point” noturno da cidade fica em Downtown, num lugar chamada Church Street. Baladas e ponto de reunião da galera mais jovem, às sextas e sábados a noite.
6 Tradicionais em Orlando, estes pássaros que aqui chamam de Cranes e são comuns em muitos lugares. Geralmente eles costumam viver nos condomínios, soltos na natureza, em especial no locais que tem lagos. Aliás, o que mais temos aqui nesta região são lagos artificiais, dentro dos condomínios, que servem para uma série de pontos interessantes, que vão desde o fornecimento de água para os sistemas de irrigação, até como via de escoamento da água das chuvas, comuns por aqui na época do verão.
7 Uma outra dica bem bacana numa viagem aqui pra região central da Flórida é curtir e esticar um pouco até a cidade de St. Pete, onde apareço nesta foto. Além da cidade ser super agradável e com um visual lindo do Golfo do México, é aqui que temos a segunda maior coleção de Salvador Dali em exposição fica no mundo, num museu que leva seu nome e que fica na beira do mar. Local excelente para passear durante um dia e relaxar.
8 Se o assunto é praia, não ache que existem apenas as opções de Miami. Ao contrário, a cerca de 1 hora de Orlando, temos várias praias no Atlântico bem bacanas, como essa na cidade de Cocoa Beach, local muito frequentado por surfistas de todos os lugares dos EUA. Aliás, na Flórida, em termos de ranking, existem as melhores praias do país. Cada opção melhor que a outra. Pra quem gosta, não há lugar melhor.
Obrigada, Luciano! Com certeza suas dicas serão valiosas para quem visitar Orlando e quiser explorar mais que a Disney! Mas, se você está de viagem marcada para a Florida, não perca as dicas de outros quatro blogueiros sobre a Disney. E que tal uma esticadinha pela Overseas Highway no caminho para Key West?
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Nossa, bom saber! Geralmente sempre ouvimos falar bem de Orlando. O outro lado ninguém mostra. Parabéns pelo artigo.
Esse babaca que usa o nome de mane garrincha não passa de uma besta humana pois se morou em todos os lugares que citou e se mostrou esse estupido vazio é analfabeto eu pergunto porque esse desiquilibrado não tenta estudar um pouco para pelo menor saber participar de um bate papo ao invés de só falar merda
Quantos dias vc recomenda para este roteiro completo sem pressa com crianças pequenas?
Oi, gostei muito de suas dicas, queria saber se vc faz esses passeios pela cidade de Orlando
Estive hj em WINTER Park, fiz o SCENIC boato tour e adorei. A cidade é um encanto.
Muito legal o passeio de Celebration!!! Fomos pela manhã passeamos pelo centrinho e pelo lago. As casas do bairro são um show à parte. Coisa de cinema. Obrigado pela dica.
Márcia, você mora onde? Ou melhor onde é a agencia de turismo que você trabalha?
Vou passar o natal e reveillon ai. Sou criador de pássaros em cativeiro. Você conhece alguém ou alguma associação de criadores. Sei que na Califórinia tem muitos.
Ola, bom dia. Ja estive varias vezes em Orlando mas desta vez iremos com o proposito de ver a cidade com outros olhos, pois estamos querendo nos mudar para EUA. Gostaria da sua ajuda. Obrigada.
Estou indo para Orlando dia primeiro de setembro , gostaria de saber uns lugares legais para ir a noite.
amei as dicas , quero conferi-las neste final de ano, obrigada,
Cristine
oiii, estou muito ansiosa com minha viagem para Orlando. Queria saber dicas onde comer e quais os lugares mais bonitos de Orlando. Ansiosa pela resposta.
Oi Luciano. Li e amei as dicas. iremos em novembro deste ano, ja estamos com o visto. E bem o que eu queria..visitar cidades ao redor..nao quero gastar muito, quero economizar e conhecer muita coisa ao mesmo tempo. Iremos em 4 pessoas..e por isso te pergunto: Mesmo com todas minhas pesquisas, voce sabe me dizer se vale a pena ficar hospedada em Kissimme devido oq ue vamos gastar com gasolina, pois alugaremos um carro.
Se fosse voce, ficaria na cidade mesmo de orlando ou tem outra dica.
Estou preparando tudo sozinha..nunca viajei de aviao rsss e mesmo assim quero detalhar todo nosso destino sem ajuda dee agencia..pois com agencia nao tenho como ir..cobram muito caro.
Obrigada pelas dicas acima e se puder, em ajude a escolher um local mais adequado para ficarmos.
Obg 🙂
Bom Dia Luciano. Estou indo pela segunda vez para a Disney para levar minhas filhas, porém gostaria de dicas para compras fora do foco dos turista, onde acredito ter preços mais sugestivos. Quais os locais que você indica? A vou em setembro.
Obrigada
Oi, Vanessa.
Orlando é uma cidade que precisa de carro.
Os turistas não ficam na cidade de Orlando pois os complexos da Disney e Universal ficam mais abaixo, perto de Kissimee. Vale a pena vc ficar em Kissimee, pois os hoteis são mais baratos, mais perto das atrações e a gasolina lá é muito mais barata que aqui no Brasil. Boa viagem
Vanessa você está muito enganada em dizer que com agência sairia muito caro. Trabalho em uma e tento economizar ao máximo para os menus passageiros. Indico bons hotéis e seguros e também com boa localização. Muitas vezes por menos de US$ 50,00 a diária para até 4 pessoas.
Ótimas dicas Luciano.
Luciano, estou indo agora em março coma familia. Sempre ouço falar que o melhor lugar para comprar roupas nao sao estes outlet que os turistas frequentam, e sim os lugares que os americanos fazem compras. A grande pergunta é: que lugar é esse ? Onde fica? Ja que nao comprarm nesses outlets. Obrigado
irei em outubro para Orlando, já fui 2x, agardeço as dicas. Carlos.
Acho que vc fez uma boa eescolha, aqui tá difícil.
Tirando os parques, Orlando é uma cidade super “boring” – tedio!
Depois de 1 mês você não quer nem ouvir falar do tal do Mickey & Spiderman.
Trabalho em turismo e morei em Orlando desde 1993 (5 anos em Clearwater, 1 Las Vegas, 2 Puerto Rico, 3 NYC, 9 DC) e posso te dizer que não tem nada decente para fazer na cidade.
Não tem cultura nenhuma, nem a cidade nem o povo que mora na cidade (que veio de outro lugar ainda pior tipo Ohio).
Sem contar os brasileiros que trabalham em construção e faxina. Nada contra mas tudo sem estudo/cultura/educação.
Orlando é a capital nacional de restaurantes de rede/cadeia tipo Red Lobster, Olive Garden etc. Horrivel!.
Nenhum resturante que nao seja cadeia consegue sobreviver. Acaba fechando em menos de um ano.
Os restaurantes brasileiros usam amaciante para tornar a carne de segunda em primeira e o feijão tem bicarbonato para aguentar o dia inteiro.
O CITY TOUR nem mostra Orlando (não tem nada para ver). Visita as cidades de Winter Park & Celebration.
A cidade de Winter Park é uma graça, parece o Village de NY, mas não é Orlando.
A cidade de Celebration tem casas bonitas (E DAI?!…) mas o centro da cidade é um porre.
O centro de Orlando só tem diversão para adolescente de classe baixa. Não tem NENHUMA musica ao vivo, blues, nada.
A feirinha hippie do Lake Eola é a mesma M todo domingo.
Orlando é a capital nacional de atropelamento de pedestre e o que é ainda pior: É a cidade americana com o salario medio mais baixo da nação.
Disney paga $8 por hora e não tem nenhuma empresa de tecnologia de ponta na cidade.
O indice de criminalidade na região metropolitana de Orlando esta altissimo devido ao elevado número de familias (pobres e sem cultura) que mudam do Norte (Ohio, Illinois, Georgia).
A cidade não tem NEM praia e a mais proxima é a praia de Cocoa Beach e Daytona. Praias feias, areia escura, gente feia, cheia de CAIPIRAS (“red necks”).
Praias bonitas só no golfo do Mexico: Clearwater Beach e a area de Sarasota.
No verão além do calor insuportável, a cidade fica cheia de turistas brasileiros empurrando/pisando sem pedir licença, furando fila, falando (gritando) alto, chorando por desconto, jogando lixo das compras na rua, etc.
Na verdade Orlando é o novo Paraguai. Só serve para fazer compras.
Mesmo com toda essa experiência fora, você parece ser um bosta preconceituoso.
Ja deu pra ver que o amigo ai não passa de um derrotado frustrado.
Bom, então vá morar na Favela do Alemão!
Perdeu a oportunidade de ficar quieto.. Deveria usar todos esses anos que voce mora nos USA para absorver o respeito deles… triste…
Nossa, poucas vezes li coisas tão negativas na internet. Gostaria de dar um conselho ao Mane Garrincha. Querido (a) vai procurar um analista, você está precisando.
Só li verdades
Obrigado por essas dicas Luciano.Meu nome é Silvana e estou pesquizando sobre orlando p/evitar transtornos q/ turistas estão sujeitos a passar.Tbm pesquiso uma casa ou apto para alugarmos do dia 27 /08 saindo 06 /09. somos familia de 7 pessoas ,meu genro é pastor metodista wesleiano .Moramos em Manaus.Não buscamos luxo.Importa ser area segura (pois li sobre roubos em orlando) e preço bom.Tbm tenho olhado os sites de hoteis ,estão em baixa as diarias mas não tem cozinha ..Caso vc sajba de alguem q trabalhe nessa área,peça o favor de contactar atráves do meu email. grata.