Implantada no planalto central brasileiro, Brasília, a capital brasileira, é uma cidade ímpar, um dos maiores símbolos do Movimento Moderno. Rara associação de idealismo e imaginação, ela nasceu do sonho do presidente Juscelino Kubitschek, do plano do urbanista Lúcio Costa, da genialidade do arquiteto Oscar Niemeyer e da sagacidade estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso. Além do Plano Piloto (o núcleo urbano tem a forma de um avião e em 1987 foi tombado como bem cultural da humanidade), chamam a atenção os edifícios em concreto armado e suas formas inusitadas. Aí vai o nosso TOP5 de edifícios-monumento brasilienses. Não deixe de conhecê-los em sua visita à cidade.
1. Congresso Nacional
Imagem amplamente difundida, símbolo da capital, o conjunto edificado está situado em meio a um gramado e em frente a um espelho d’água e é simétrico, formado por uma torre central (escritórios) e duas calotas. Vistas a partir do Eixo Monumental, a calota à direita (abrindo-se para cima) é a sede da Câmara dos Deputados e calota à esquerda (mais larga embaixo) é a sede do Senado.
2. Palácio do Planalto
Situado na Praça dos Três Poderes, é a sede do Poder Executivo do país, e abriga o Gabinete do Presidente da República. Foi um dos primeiros edifícios construídos na capital, começado em 1958 e inaugurado em 1960. O edifício é horizontal e chama atenção por suas colunas em formato de velas, na descrição do arquiteto “leves como penas pousando no chão”.
3. Catedral de Brasília
Lembrando “mãos postas que se elevam em prece”, a imponente catedral é formada por 16 colunas de concreto organizadas em torno de um circulo (diâmetro de 70 metros). O intervalo entre os pilares é preenchido por vitrais. No interior encontram-se três esculturas de anjos, suspensas por cabos de aço.
4. Palácio da Alvorada
Residência oficial do Presidente do país, tem formato horizontal e colunas externas que lembram “redes estendidas em varandas”. No térreo ficam os salões utilizados em cerimônias oficiais, e no primeiro andar estão as salas íntimas e suites da família. No entorno, um espelho d’água reflete o edifício, no qual pousa uma escultura em bronze, denominada ‘As Iaras’ (do escultor brasileiro Alfredo Ceschiatti).
5. Memorial JK
Foi construído em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, e ocupa o espaço que, em 1957, foi celebrada a 1ª missa de Brasília. Expõe objetos que pertenceram a JK como, seu casaco, faixa presidencial e medalhas, além de muitos documentos da construção e inauguração da capital.
[Fotos: Leandro Ciuffo, xenia e xenia]
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Patrícia Rossiter liked this on Facebook.
Louise Elali liked this on Facebook.
Carlos Cavalcanti de Lima liked this on Facebook.
Gleice Ae liked this on Facebook.
Fred Rossiter Pinheiro liked this on Facebook.