Você já pensou em viajar sozinho? Muita gente morre de medo só de pensar na ideia. Mas a maioria das pessoas que já tiveram a experiência de cair no mundo sem companhia é bem fã daquele velho ditado: “antes só do que mal acompanhado”. De fato, muitos viajantes solos não só adoram a experiência, como recomendam!
Nós aqui do SOSViagem com certeza somos a favor de viajar sozinho. É uma experiência única, libertadora e transformadora. Mas para não ficar só na opinião da gente, chamamos reforços. Para provar que não precisamos de estar sempre acompanhados para viajar, no Dia dos Solteiros, seis blogueiros de viagens vão nos contar suas experiências sobre viajar com a melhor companhia de todas: a deles próprios.
Andreza Trivillin, do Andreza Dica e Indica
Há 18 anos passei 40 dias em São Francisco estudando inglês, numa era em que a internet ainda engatinhava e havia poucas informações disponíveis. Tive a oportunidade de desbravar a cidade e conhecer alguns lugares pouco turísticos. Hoje é possível conseguir muitas informações sobre essa que é uma das cidades símbolo dos Estados Unidos. Apesar do vento forte, muito comum na cidade, uma dica que eu dou é atravessar a ponte Golden Gate a pé; a vista é linda, além de ser uma das pontes mais emblemáticas e famosas do mundo.
Beneth Torquato, do Tire a Bunda do Sofá
Montenegro é um dos 15 países que visitei em meu mochilão de 9 meses, o qual fiz sozinho. Sem dúvida foi um dos países que mais marcou e é meu preferido de todos os que já estive. Viajar sozinho é sempre um desafio, principalmente quando falamos em viajar por um longo período. Conhecemos pessoas o tempo todo, mas ao mesmo tempo estamos sempre sozinhos. Em Montenegro tive a oportunidade de trabalhar em dois hostels, onde fui acolhido como parte da família. Um país pouco turístico, mas que tem um povo gentil, simpático e acolhedor.
Klécia Cassemiro, do Fui Ser Viajante
Eu conheci Búzios numa viagem solo, e foi ótimo! A cidade tem praias lindas e um povo muito receptivo. Isso serviu para me lembrar que é muito possível se divertir sozinha, e que quando a gente enfrenta o medo, pode viver experiências incríveis! Para quem vai sozinho e sem carro, uma boa dica é se hospedar perto da Rua das Pedras, bem no centro turístico e pertinho da rodoviária, o que facilita tudo. Faça o passeio de barco que sai da Orla Bardot, as paisagens são inesquecíveis! Em restaurantes menores, eu sempre encontrei pessoas simpáticas para bater um papo.
Luciana Freitas, do Let’s Fly Away
Tinha o hábito de viajar sozinha a trabalho, mas sempre viagens curtas de 1 dia no máximo e com agenda lotada de compromissos profissionais. Resolvi então tomar coragem de viajar sozinha de férias. Não tinha companhia, estava cansada e queria curtir um descanso. Depois de muito pensar escolhi ir para Amsterdam e… foi incrível! Um sentimento de liberdade, de poder fazer o que quiser, como quiser e quando quiser que nunca tinha sentido antes. A cidade – alegre, segura, com várias atrações e de povo tão educado e simpático – foi o destino perfeito. Aproveitei para ir ao parque Keukenhof (o famoso parque das tulipas) e fiz o passeio mais lindo da minha vida. Mas isso é outra história!
Paula Augot, do No Mundo de Paula
Turim é uma cidade que raramente entre no roteiro dos turistas brasileiros pela Itália, o que é uma pena porque a cidade oferece muitas atrações para todos os gostos, são museus, palácios e muita história! Justamente por não ser uma cidade tão turística, eu decidi embarcar sozinha e o que mais gostei foi de poder visitar tudo com calma e sem multidão, nada de vendedores insistentes ou pessoas perguntando porquê estou viajando sozinha. Se puder, reserve um dia para conhecer os palácios que ficam nos arredores da cidade, os meus favoritos são o Venaria Reale e o Palácio de Caça de Stupinigi.
Péricles Rosa, do 7 Continents 1 Passport
Estava num viagem longa pela Ásia sozinho e, em Myanmar, foi onde encontrei mais gente simpática e sorridente. Com o fim do regime militar e a abertura recente pro turismo de massa, é comum ver os birmanêses puxando assunto com os turistas para praticar o inglês. Eles ainda ficam surpresos quando descobrem que você está viajando sozinho (a) e, em quase todo o país, bares e restaurantes fecham por volta das 22h. Minha super dica para quando você visitar Myanmar é fazer o passeio de balão em Bagan. É caro, mas vale cada centavo. Já se você prefere uma imersão cultural e destinos pouco conhecidos, sugiro visitar as vilas das mulheres com tatuagens no rosto, que, por sinal, foi umas das minhas melhores experiências na Ásia.
E você?
Já disse uma viajante: “Viajar o mundo sozinho não significa viver uma aventura solitária”. Se nossos amigos furaram de última hora, se a família precisa trabalhar, se não temos companhia, não importa. Viajar sozinho é sempre uma opção. Uma ótima escolha para quem gosta de fazer o que quiser na hora que quiser, prefere descansar ou busca conhecer pessoas novas. Chega de desculpas! Vamos priorizar o que é mais importante: conhecer o mundo, claro!
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Eu amo viajar sozinha. Antes de fazer isso, achava que me sentiria sozinha e que a viagem não seria tão divertida se não fosse compartilhada com um amigo ou familiar. Que nada, eu amei! Em primeiro lugar, é difícil você conciliar agendas e situação financeira de outras pessoas. Em segundo lugar, viajando sozinha a gente faz as nossas regras, os nossos horários, obedece ao nosso roteiro. Super recomendo!
Adorei participar. É sempre bom ver esses relatos, pois nos dão coragem para desbravar o mundo.
Grande abraço
Viajar sozinho é sempre um desafio e uma alegria pra mim! É muito bom desafiar nossos conceitos e nos colocar de mente aberta no mundo, descobrindo que a gente pode sim ser nossa melhor companhia! Obrigada pela oportunidade de contar um pouco da nossa experiência por aqui 🙂 Beijos
Obrigada por participar! 🙂