Quem visita Machu Picchu tem que tomar uma decisão na hora de comprar o ingresso, antes mesmo de chegar na Cidade Sagrada dos Incas. E a pergunta da vez é: você quer escalar alguma das montanhas do complexo Machu Picchu? É possível escalar Wayna Picchu ou a Montanha de Machu Picchu.
E por que é necessário tomar esta decisão tão cedo? Porque isso vai definir que tipo de ingresso você precisa. Sem contar que o acesso às montanhas é limitado, e se você realmente quiser escalar uma delas (especialmente Wayna Picchu) vai precisar providenciar seu ingresso com antecedência. Bem, existem três tipos de entrada.
Opcão 1: Só a entrada em Machu Picchu. Nessa opção, você pode explorar todas as ruínas por um dia inteiro. Pode entrar e sair à vontade, pode caminhar para onde quiser, incluindo a Porta do Sol e a Ponte Inca, só não pode subir em nenhuma montanha.
Opção 2: Entrada em Machu Picchu + Wayna Picchu. Wayna Picchu é a montanha que aparece atrás da cidade em todos os cartões postais de Machu Picchu. Essa entrada inclui algumas ruínas extras e um templo que as pessoas com outros tipos de ingresso não tem acesso. A escalada não é exatamente fácil, mas dá para ir naquele rítmo “devagar e sempre” até chegar lá em cima. A subida leva uma média entre 40 minutos e uma hora.
Opção 3: Entrada em Machu Picchu + Montanha de Machu Picchu. Essa montanha fica do mesmo lado que a entrada do parque, o que significa que você teria a visão “frontal” das ruínas, mais parecida com o “cartão postal oficial”, já que inclui Wayna Picchu ao fundo. A subida geralmente leva mais que uma hora e meia.
É bom lembrar que, caso você escolha uma das montanhas, você vai ter um horário para começar sua escalada, então fique de olho no relógio! Se passar da hora, você perde sua entrada!
Então, finalmente, qual montanha eu devo escalar? Ora, isso depende do seu objetivo e da sua preparação física!
A Montanha de Machu Picchu, sinceramente, só é indicada se você está com sua malhação em dia. Imagine só: uma hora e meia (ou mais!) subindo escadas. Dá para encarar? Se você aguentar, de recompensa ganha uma visão panorâmica do cartão postal de Machu Picchu.
Já a escalada de Wayna Picchu é um pouquinho mais fácil, e também tem outros atrativos, como um templo a mais, mas também é bem mais popular, o que se transforma em dificuldade de conseguir entrada para o dia que você precisa, além de estar sempre lotada de turistas… sem contar que a vista lá de cima não é exatamente o maior cartão postal de Machu Picchu. Porém, a maioria dos visitantes trata essa subida não como “a busca da foto perfeita”, mas mais como uma experiência para entender melhor a Cidade Sagrada dos Incas.
Mas, tipo assim, é preciso escalar uma montanha para ter a “experiência completa” de Machu Picchu? A resposta é: NÃO. As escaladas são apenas para melhorar sua visita! Mas o “cartão postal oficial” que nós tanto falamos, aquela foto clássica, é bem na entrada das ruínas. Você não precisa subir em nenhuma montanha para tirar essa foto!
E no final, o eu devo fazer? Ah, queridos leitores… o final, vocês decidem!
Você já foi a Machu Picchu? Optou por escalar uma das montanhas? Conta pra gente! Se ainda está programando sua viagem, que tal dar uma olhada nos nossos artigos sobre a região? Temos 10 dicas para sua viagem a Machu Picchu, Cuzco e Vale Sagrado, além de um roteiro de 3 dias entre Machu Picchu, Cuzco e Vale Sagrado. E não se esquece de tomar cuidado com o Mal de Altura!
Continue organizando sua viagem:
- Encontre o hotel perfeito para a sua viagem
- Não corra riscos e contrate um seguro de viagem
- Ganhe tempo e garanta seu ingresso antecipado para algumas das atrações mais concorridas do seu destino
- Vai precisar de carro? Compare as empresas de aluguel de carro disponíveis no mercado
Estive em Machu Picchu em 2009. Tomei aquele trem mais confortável, com teto transparente, de Cuzco até Águas Calientes. No primeiro dia fui com o grupo e a guia, que nos deu todas as explicações. No segundo dia, fui por minha conta e resolvi subir a montanha Wayna Picchu. A subida não foi fácil. Quando subia, a maioria das pessoas já estava descendo. Na hora de descer, me perdi. Havia uma bifurcação na escadaria e fui parar numa gruta, a Gran Caverna ou Templo de la Luna, que pouca gente visita. Aproveitei pra tirar umas fotos. Tive que subir de volta até a bifurcação, minha água acabou e eu já estava imaginando onde ia passar à noite, até que acertei o caminho de volta ao local de partida. Estava completamente exausto e perdi o trem de volta a Cuzco. Tive que dormir mais uma noite em Águas Calientes e tomar um trem de volta a Cuzco às 5h00 da manhã seguinte, debaixo de muita chuva. Apesar de tudo, valeu a pena a experiência.
Olá.
Posso ficar hospedada em Cuzco e fazer o passeio em Machu Picchu bate e volta ou teria que ficar hospedada em outro lugar?
Abraços.
Oi, Aneliese,
Se organizar direitinho, talvez dê tempo, mas vai ser bem corrido! Sugiro dormir uma noite em Águas Calientes. Boa viagem!
Eu queria ter subido a Wayna Picchu, mas não havia disponibilidade quando comprei os ingressos, então só sobrou a opção de visitar a cidade de Machu Picchu e depois subir a Montaha Machu Picchu. Fomos no 2º horário (de 9:00h-10:00h).
Não somos jovenzinhos: eu com 58 e minha esposa com 47.
São 652 metros de desnível (parte de 2.430m e chega aos 3.082m). e praticamente o tempo todo são degraus (é como subir de escada um prédio com 200 andares).
Fizemos a subida em 1:40h. As pernas doeram, tremeram, o Sol ardia na pele, mas valeu a pena. Fizemos ao longo da trilha umas 5 ou 6 paradas de 3 a 5 minutos cada (beber água, tirar fotos da paisagem e principalmente, recompor os batimentos cardíacos e descansar as pernas). Faltou um pouco de ar sim, mas nada de absurdo, o pior mesmo é o esforço físico para as pernas (coxas, principalmente).
É compensador:
1º) pela sensação de vitória – CONSEGUIMOS, Uhhuu!! Estamos aqui em cima!!!
2º) pela vista – A montanha Wayna Pichu fica pequeninina, lá e baixo. A vista panorâmica da cidade inka é sensacional, pode-se ver todo o vale, as curvas do rio e a enormes montanhas verdes ao redor.
Uma experiência incrível e a descida sempre é mais fácil (mas deve-se descer com cuidado também).
Olá, sou fotógrafo e não estou muito afim de escalar as montanhas… rsrs você acha que consigo bons cliques, sem precisar escalar? Para a foto “cartão postal”, por exemplo, só o ingresso no parque já vale?
Risos. Oi, Marcos! Dá para tirar muita foto legal sem escalar montanha nenhuma. Aquela foto “cartão postal” é bem na entrada do parque.
Boa viagem!
louise, caso escolha huayna pichu, mesmo assim consigo tambem tirar a foto do cartão postal?
Oi, Pedro! O “cartão postal” é na entrada. Todo mundo passa por lá, até quem escolhe não escalar montanha nenhuma.
Boa viagem!
Outubro é um bom mês em relação à chuvas?
Oi, Wal! Outubro é considerado um mês seco. A temporada das chuvas é entre dezembro e março. Boa viagem!
Olá.
Pessoalmente não importa qual das montanhas prefira subir porque, de cima, de ambas poderás ver Machu Picchu. Poderá contemplar belas paisagens e viver experiências inesquecíveis. Algumas diferenças entre elas:
– Com relação a Huayna Picchu, para subir esta montanha é necessário um bom condicionamento físico, pois é um caminho muito íngreme. A subida demora de 45 a 60 minutos e para subir a montanha há dois horários de entrada: o primeiro grupo sai às 7h e o segundo, às 10h. Há também um limite de acesso de 400 pessoas por dia, 200 em cada grupo.
– Quanto à montanha de Machu Picchu, é talvez o lugar menos visitado de todo o complexo de Machu Picchu. O caminho é menos íngreme e perigoso. Também existem horários: o 1º grupo é das 7-8h e o 2º, das 9-10h. Só há 800 lugares por dia divididos em 2 grupos de 400.
Parabéns pelo blog, abraços.
SOS Viagem, acha que é possível em apenas um dia, fazer a Montaña ou Waynapicchu bem cedo no primeiro horário, e depois conhecer bem a cidadela incluindo Porta do Sol e Ponte Inca? Basicamente, perco parte da visita fazendo as escaladas (Montana ou Huaynapicchu)?
Oi, Igor!
Acredito que dá tempo de fazer uma montanha e toda a visita completa. Mas claro que depende do pique e preparo físico de cada um.
Boa viagem!
Se eu quiser ir dois dias em Machu Picchu, preciso comprar dois ingressos ou o mesmo ingresso serve?
Oi, Ana Carolina! É necessário dois ingressos. Boa viagem!
Obrigada
Olá, para aqueles que estão com dúvidas em relação a montanha de machu picchu, estive lá ano passado e não vou mentir, é pesado. Demorei quase duas horas pra subir (parando ao longo da subida para descansar), mas faria tudo de novo. A vista lá de cima é inexplicavel. E energia que senti ali é indescritível. A descida também não é fácil, porque é muito ingreme e da um medinho, porque não tem muita segurança não, além de que as pernas já estão totalmente bambas hahahah. Mas pra quem tem um certo preparo, não hesite, vale muuuito a pena!!
Obrigada pelo depoimento, Fernanda!
Olá vou para Machu Picchu em julho com uma criança de 1 ano e uma de 2 anos e 10 meses. Dá pra fazer a trilha com eles??
Olá, Rubiana! Olha, eu não fiz nenhuma trilha, então não posso te responder. Mas talvez algum leitor que fez alguma trilha possa te dar uma opinião.
No entanto, sugiro que você seja mais precisa sobre qual trilha.
(Se você estiver falando das escaladas das montanhas, pelo que eu ouvi, são bem difíceis, então eu não me arriscaria levando criança.)
Boa viagem!
Rubiana, nem pensar em subir nenhuma das duas montanhas com eles. A própria caminhada pelas ruinas e templos de machu picchu já vai ser pesado com eles.
Olá!
Eu e meu namorado estaremos no Peru de 19/03 à 27/03 e vamos exclusivamente para fazer essa trilha. Estamos planejando fazer sem guia e estamos buscando pessoas que topem nos acompanhar.
Estamos acostumados a fazer trilhas (não com a altitude de machu picchu, rs)
Caso alguém faça no mesmo período e queira nos acompanhar me procure.
Olá a todos!! Irei ao Peru em junho de 2016. Levarei minha mãe de 70 anos, que tem boa saúde e nenhum problema cardíaco. Mas gostaria de saber se há algum perigo do mal de altitude para ela nesta idade. Há alguma restrição para idosos para uma viagem a Cusco? Um dia de aclimatação é suficiente em Cusco? Minha preocupação maior é com Machu Pichu. Tem muita escada nas ruínas que seja perigoso para idoso lá ou as caminhadas são tranquilas? Obrigado.
Olá, Marcelo!
Como com saúde não se brinca, sugiro procurar um médico que possa realmente te ajudar.
Boa viagem!
E aí galera! Estou indo para Cuzco em Junho e, logicamente, irei para Machu Picchu, porém estou com um adúvida. Consigo fazer as duas trilhas free (Porta do Sol e Ponte Inca) mais Huayna?
Pois li que a trilha da Porta do Sol leva mais ou menos 1 hora e Huayna também.
Dede já agradeço!
Oi, Felipe!
Se você tem um bom preparo físico, consegue sim. Mas o dia vai ficar bem corrido e cansativo…
Boa viagem!
Muito obrigado pela dica!
Ola SOS Viagem.
Muito obrigado pela sua dica. Já estamos comprando os ingressors para Maio.
Minha duvida é, como vamos ficar tres dias inteiros em Cusco antes de subir para Aguas Calientes e um dia inteiro antes de retornar à Lima, quais seriam as reomendações de passeios em 4 dias completos em Cusco?
Os outros blogs sugeridos foram muito elucidativos e continuo pesquisando para um melhor aproveitamento da viagem
Oi, Guilherme!
Só posso falar do que eu vi, e não me sinto a vontade recomendando passeios que não fiz. No entanto, lembro que vi alguns passeios para outras cidades incas partindo de Cuzco, no estilo bate-e-volta, que achei interessantes na época, mas não tinha tempo para fazer. Sugiro que vocês dêem uma olhada quando chegarem por lá. O lado bom é que vão ter tempo para se acostumar com a altura e não sofrer muito com o soroche. Acho que eu deixaria o dia da chegada bem livre, só uma caminhada leve pela cidade. No segundo dia faria um citytour por Cusco. No terceiro dia faria o Vale Sagrado e dormiria em Águas Calientes. E no último dia de volta à Cusco, dependeria do cansaço (não sei qual o preparo físico de vocês, se vocês tiverem subido uma montanha no dia anterior, talvez não tenham pique para muita coisa no dia seguinte).
Boa viagem!
Muito obrigado SOS Viagem.
Está ajudando muito nos preparativos da minha viagem.
Abraço
Guilherme
Valeu, Guilherme! Aproveite bastante sua viagem!
Quando vc decide escalar/subir uma das montanhas, a subida é no mesmo dia que você acessa as ruína?
Oi, Guilherme!
Sim, é tudo no mesmo dia. E não vou mentir: é um dia bem cansativo. Mas vale muito a pena!
Boa viagem!
Oi galera, estou planejando minha viagem pra cusco em janeiro, eu li que é período de chuvas. Maas as passagens já estão programadas, então o que nos restas e pedir pros deuses incas nos ajudarem! hehehe
Queria saber mais sobre uma rota que me disseram que demora em torno de 4 dias, e vcê acampa na montanha e tem até um burrinho pra ajudar a levar as coisas, essa subida seria em qual montanha do parque?
desde já agradeço a equipe do site. 🙂
abraços.
Oi, Bárbara!
Infelizmente, não conheço essa rota. Mas com certeza é fora de Macchu Picchu. Deve ser um dos caminhos para chegar até lá.
Boa viagem!
Achei o site muito informativo.
Vou dia 07/09 para Cusco e dia 09 devo ir para Aguas Calentes. ia ficar dois dia lá porque queria fazer Machu Pichu com Huayana Picchu, mas fui informada pela minha agente que não tem mais ingresso para Huayana Picchu . Foi sugerido fazer Inti Punku (porta do sol) , só que não tenho nenhuma informação, como distancia , tempo de caminhada e grau de dificuldade. Será que vocês poderiam me informar? Muito obrigada.
Oi, Hiromi!
A Porta do Sol está inclusa em qualquer ingresso para Machu Picchu. Não tenho dados exatos de distância ou tempo. Acho que demorou mais que meia hora para chegar lá, mas fui num ritmo bem leve mesmo, parando bastante para bater fotos. O grau de dificuldade é baixo. Dá para fazer sem preocupações.
Boa viagem!
Yuri Serruya liked this on Facebook.
Mailde Azambuja liked this on Facebook.
Vicente Ferrer Santos Junior liked this on Facebook.
Olá pessoal do sos viagem, vcs saberiam dizer se consigo visitar machu picchu portando apenas rg?no site é possível comprar o ticket c o número do rg, já vi em lugares que não teria problema e em outros que não é possível….obrigado
Oi, Glauco. Falamos sobre documentos de viagem para a América do Sul aqui. A regra para o Peru é que brasileiros podem entrar só com o RG, contanto que seja recente (tirado a menos de 10 anos) e em bom estado. O problema é que são regras subjetivas. Ou seja: você fica dependendo da boa vontade do agente de imigração. Se você tiver um passaporte, sugiro levá-lo. Boa viagem!
Olá pessoal do sos viagem! Estou indo pra Machu Picchu daqui alguns dias e optei por visitar a cidadela com museu num dia e no outro, subir a montanha de Machu Picchu. Sei q os aventureiros podem torcer o nariz para o museu, mas eu quero entender a história do lugar. A única dúvida é o horário da subida da montanha. 7:00 as 11:00. Significa q eu posso chegar entre as sete e as onze pra começar a subir, ou a subida é das sete as onze? Obrigada!
Oi, Lilian, acredito que você pode começar a subir a montanha entre 7 e 11 horas. Mas não custa nada confirmar com alguém na entrada de Machu Picchu!
Boa viagem!
Pessoal, vou em agosto para Machu Picchu e como não há mais ingressos para Wayna Picchu, estou sem opções de escolha: logo decidi subir a montanha Machu Picchu mesmo. Minha dúvida: o ingresso é de 7am às 11am. Significa que você tem que subir a montanha primeiro (já que é 1h30 de subida e depois tem a descida)? Depois você pode ficar o restante do dia aproveitando a cidadela?
Pensei em fazer assim: subir bem cedo, ver o nascer do sol nas ruínas, depois subir a montanha e aproveitar mais um pouco até o começo da tarde. É possível?
Com o seu ingresso, pode ficar o dia inteiro nas ruinas, sem problema!
Preciso de guia para subir a Montanha Machu Picchu? De quantos metros é a trilha? Temos que pegar o trem de volta para cusco as 15h40, indo bem cedo teremos de tempo de voltar? Tem algum serviço no local no caso de acontecer algum acidente?
Oi, Ximena, não é necessário guia para subir a montanha. É difícil te dizer questão de tempo porque não conheço sua preparação física nem seu rítmo próprio. Mas acho bem apertado subir a montanha e pegar o trem das 15h40.
Ei pessoal! Adorei as dicas! Estou e dúvida sobre subir a Montanha ou só o acesso ao parque, já que pra data da viagem (julho agora), já não encontramos entrada para Wayna Picchu.
Minha preocupação é: vcs sabem me informar se a subida à Montanha é muito perigosa? Não tenho prática nenhuma em escaladas, e as fotos e vídeos que vi de Wayna Picchu me deixaram com medo. rs…
Agradeço se puderem me ajudar!
Não subi a montanha, mas pelos comentários que ouvi, é bem cansativo e um pouco perigoso.
Estive lá em 20/05/2015. Se puderem passem a noite em Aguas Calientes e peguem os primeiros ônibus, chegando perto das 7 horas em Machu Picchu. Realmente a subida da Montanha Machu Picchu é desgastante, demorei 2:20hs para subir… Só que antes tinha ido até a Ponte Inka e o Portal do Sol… Suba a Montanha primeiro, se restar fôlego faça as outras trilhas… Se puder fique mais um dia e suba a Huyana Picchu… Desta vez não deu mas na próxima fico 2 dias para visitar com o tempo que essa Maravilha merece.
Olha a opção do passeio em Machu Picchu.
Oi. Em setembro vou fazer a trilha Inca clássica (4 dias e 3 noites) + subir Wayna Picchu.
A agencia que estou conversando indicou que eu subo o Wayna Picchu no 4º dia ao chegar. Estou achando muito pesado, pensei em passar o 4º dia em Machu Picchu curtindo e subir Wayna Picchu somente no 5º dia. Qual que você acha melhor? Obrigada!
Depende da sua disposição e preparação física.
Mas se você tem esse dia extra, acho legal dar uma descançada, sim.
Eu não me programei pra comprar o ticket da Wayna e quando cheguei em Águas Calientes a capacidade máxima de visitantes por dia já estava esgotada para os próximos 4 dias. Então minha dica é que se você realmente quer subir a Wayna, programe-se e core seu ingresso com um pouco de antecedência. Acabei por subir Machu Picchu pois queria muito ter uma noção de como era aquilo tudo olhando bem lá de cima. Verdade que é uma subida da porra (desculpe o palavreado) mas valeu cada pingo de suor pra mim. A sensação que você experimenta ao chegar lá em cima é inexplicável. Aquele lugar e cheio de energia ! Vale a pena ! Aproveito para parabenizar o blog por tirar tão bem as dúvidas entre as montanhas! Lembro que quando preparava minha viagem, pesquisei muito sobre as diferenças e de fato nada que pesquisei explicou tão bem e sucinto como aqui!
Bom dia galera, SOSviagem muito bom o site, ótimas informações, pretendo viajar para Cuzco em Novembro, como é o clima nesta época do ano ? Muitas chuvas? Estou pensando em subir a Waina Picchu, é aconselhavel pernoitar em Aguas Calientes para chegar cedo ao Parque e fazer a subida com calma /aproveitar mais o dia ou não? Algum hostel barato ? Em Cuzco quero ficar no Loki
Oi, Diego!
Temperatura: Eu sugiro consultar um site de previsão do tempo quando estiver mais perto da viagem, para você ter uma idéia melhor. Assim você fica por dentro se for ter uma frente fria ou uma onda de calor.
Sim, acho que pernoitar em Águas Calientes é uma boa idéia, principalmente se você quer fazer a subida.
Recentemente subi as montanhas de machu Picchu, com certeza como diz na matéria, VC tem que estar com o fisico preparado e um ritimo aeróbico afiado, vai precisar de fôlego.. Vale mto a pena!!
Tenho uma dúvida, posso comprar os dois?
Entrada em Machu Picchu + Wayna Picchu.
Entrada em Machu Picchu + Montanha de Machu Picchu
Consigo ver as duas opções no mesmo dia? Chegarei em Machu Picchu as 17h do dia 27/12 e retornarei de trem às 17h do dia 29/12, o que acham?
Olha, Daiane, eu acho bem cansativo! Talvez você possa fazer uma subida no dia 28 e outra no dia 29.
Se voce tiver pique pra subir e descer as duas montanhas… Mas você provavel,ente não conseguira, pois tem horario pra subir… Huayna Picchu entre 7 e 8am no grupo 1 e de 10 as 11am no grupo 2. E a montanha é de 7 as 11am, algo assim… Nao daria tempo, a menos que você corra (e corra tambem o risco de se machucar). Muito mais interessante fazer uma montanha por dia, com calma, e carimbar seu passaporte 2 vezes!
Olá. Em Julho/2014 eu e minha esposa vamos para Machu Picchu e já compramos as entradas apenas para Machu Picchu, mas decidimos conhecer também Wayna Picchu e agora estamos tentando comprar ingressos apenas para Wayna Picchu porém não encontramos essa opção, já que os ingressos para Wayna Picchu está sempre acompanhada com outros passeios.
Alguém conhece uma forma segura de comprar ingresso apenas para Wayna Picchu?
Denis, infelizmente a única forma que conhecemos é comprar os ingressos em conjunto.
Até que fim um site que informa certinho a diferença dos ingressos. Putz!
Obrigada pelo elogio, Daiane! Esperamos que sua viagem seja um sucesso!
Olá! Estou planejando minha ida a Machu Picchu em abril, junto com meu noivo. Estamos ambos com a malhação em dia, acho que em termos de esforço físico a gente aguentaria as subidas. Mas estou com muita dúvida sobre a validade da escalada, porque teremos um dia somente nas ruínas. Temos medo de ficar muito cansados e não conseguir aproveitar o principal! Alguém tem alguma opinião a respeito? Uma outra coisa que eu queria saber: nas opções de compra dos ingressos, há uma delas que é MP + Museu. Alguém já foi? Recomendam? Obrigada!
Eu posso preciso passar 2 dias em Machu Picchu para conhecer as 2 montanhas ??? Ou será melhor 1 dia escolher uma montanha e outro visitar o museo ???
Oi, Augusto! Se você quiser mesmo subir as duas montanhas, provavelmente vai precisar de dois dias. Se não, acho que dá para fazer tudo em um dia só.
Estarei visitando Machu Pichu próximo final de Janeiro, gostaria de saber como é o país em relação a violência urbana, tão conhecida por nós aqui no Brasil. Existe perigo de assaltos, sequestros? Posso levar meu note para usar a internet a noite no hotel?
Obrigado pela atenção.
Humberto, perigo de assalto existe em qualquer lugar do mundo. Mas claro que depende de que tipo de viagem você está fazendo, em que região vai ficar hospedado, se está indo para albergue ou hotel… É difícil dar opinião sem muitas informações. Sinceramente, não soube de nenhum ocorrido durante a minha viagem ao país e tive, sim, uma sensação de segurança, mas não posso me responsabilizar pelo que pode acontecer com você. O Peru é um país da América Latina e se eu fosse você, usuaria critérios parecidos com o Brasil.
A dias atrás subimos a Montanha Machu Picchu. Com certeza foi o maior esforço físico de minha vida. Além de todo o esforço necessário, há ainda os riscos elevados em certas partes do trajeto.
Obrigada pelo testemunho, Fábio! Pode ajudar a quem está tentando decidir se deve ou não subir a montanha. 🙂
Vicente Ferrer Santos Junior liked this on Facebook.
Gleice Ae liked this on Facebook.
Mailde Azambuja liked this on Facebook.
Yuri Serruya liked this on Facebook.